Goiabada é remosa? Descubra se ela pode colocar tudo a perder

Não faltam fãs para defender a goiabada, mas é bom conhecer o valor nutricional dela

Muitas pessoas subestimam os doces tradicionais do Brasil. A goiabada por exemplo, além de deliciosa, possui características nutricionais diferentes de doces comum, sendo mais saudável que grande parte dos doces industriais. Mas ela não deixa de ser um doce, sendo importante conhecer melhor suas propriedades. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se goiabada é remosa, e te apresentar os malefícios e benefícios que ela oferece.

A princípio, os doces de frutas, especialmente os caseiros, costumam ser relativamente menos prejudiciais que os doces de chocolate, goma e industrializados no geral. Afinal, as frutas são alimentos nutritivos, e passam parte de seus nutrientes para o doce. Porém os ingredientes que são adicionados para produzir esse tipo de doce acabam fazendo toda a diferença em relação as propriedades.

O que define um alimento remoso?

Só é possível entender se goiabada é remosa se antes soubermos o que é um alimento remoso. No caso, esse tipo de alimento costuma ser rico em gorduras, óleos refinados, açúcar ou sal. Todos esses compostos possui uma característica em comum, que é a ação inflamatória no nosso organismo. Ou seja, a categoria de alimentos remosos engloba toda comida que é capaz de causar inflamações no corpo.

De maneira geral, quando as inflamações do organismo são desequilibradas, podemos sofrer com diversos problemas de saúde, como a gastrite ou artrite. Mas o consumo de alimentos remosos costuma estar relacionado com prejuízos na nossa capacidade de cicatrização. Por isso eles são tão contraindicados por tatuadores e médicos cirurgiões, visto que o serviço deles necessita de uma boa cicatrização para não haver problemas.

Leia mais: Geladinho de goiaba: aprenda como se refrescar de maneira saudável

Mas então a goiabada é remosa ou não?

Conforme fora dito, doces de frutas caseiros podem até ser melhores, do ponto de vista nutricional, que os doces industrializados. Mas os ingredientes usados na produção pioram consideravelmente as qualidades deles nesse aspecto. Infelizmente, a goiabada é muito rica em açúcar, e como ele é um composto inflamatório, é possível afirmar que a goiabada é remosa.

Outro problema desse doce é que ele é comumente acrescido de sódio, que é o principal elemento do sal. Juntando essas duas características, não só podemos concluir que a goiabada é remosa, como também é preciso reconhecer que ela é um alimento bastante calórico. Portanto o consumo excessivo dela pode levar à problemas inflamatórios e cardiovasculares, e contribui para o ganho de peso.

Vantagens da goiabada para a saúde

Só porque a goiabada é remosa, não significa que ela precisa ser excluída da alimentação. Com moderação, ela pode trazer alguns benefícios interessantes, visto que o principal ingrediente dela é a goiaba. E a goiaba por sua vez é uma fruta muito nutritiva, que passa parte de seus compostos para o doce.

Sob esse ponto de vista, a goiabada é considerada uma fonte de minerais, como o ferro, cálcio, magnésio e potássio, contém vitamina C, e ainda apresenta uma boa quantidade de fibras e proteínas. Essas qualidades permitem com que ela seja uma boa escolha de lanche antes e depois de treinos e exercícios físicos.

Leia mais: Doce de leite é remoso? Entenda seus efeitos no organismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação