Inhame aumenta plaquetas? Descubra seus verdadeiros efeitos no sangue

A produção de plaquetas no organismo pode ser afetada por muitos fatores diferentes

De antemão, a contagem de plaquetas do nosso sangue serve como um importante indicador. Se ela estiver abaixo do normal, é provável que o organismo esteja sendo afetada por alguma condição de saúde. Nesses casos, é bom conhecer alimentos que possam reverter esse problema. Portanto venha com o SaúdeLab, descubra se é verdade que o inhame aumenta plaquetas e entenda melhor a questão.

Do ponto de vista nutricional, o inhame é um alimento extremamente rico. É possível encontrar em sua composição uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras, os quais beneficiam imensamente a nossa saúde. Entretanto, há bastante confusão em relação a quais são esses benefícios de fato, de forma que o inhame acaba sendo empregado para finalidades que ele não consegue cumprir.

O que são as plaquetas? Qual o papel delas?

De maneira geral, assim como os glóbulos vermelhos e o plasma, as plaquetas são componentes circulantes do sangue. Elas não são exatamente células, e sim fragmentos produzidos por megacariócitos, que por sua vez são células presentes na medula óssea. Entretanto, por mais que as plaquetas não sejam células, elas ainda apresentam citoesqueleto e algumas organelas.

Mas o que as plaquetas fazem no nosso organismo? Bem, quando os nossos vasos sanguíneos sofrem alguma lesão ou rompimento, o sangue passa a fluir para fora deles, prejudicando a circulação e levando a hemorragias. As plaquetas são justamente as responsáveis por impedir esses problemas. As plaquetas funcionam como um “cimento” quando ocorre uma lesão. Desta forma, elas interrompem o fluxo do sangue, e remendam as lesões causadas nos vasos, através de diversas etapas de cicatrização.

Leia mais: Plaqueta baixa: o que pode ser? Entenda aqui as 13 causas mais comuns para acender o alerta

O inhame aumenta plaquetas ou isso é apenas mito?

A princípio, quando um vaso se rompe em decorrência de um ferimento externo, há chances de que esse ferimento seja infeccionado por microrganismos. Nesse aspecto, o inhame pode ser considerado bem útil, visto que ele aumenta a imunidade, e portanto ajuda a combater esses microrganismos. Contudo, não há nada comprovando que o inhame aumenta plaquetas de fato.

Talvez o que faça algumas pessoas acreditarem que o inhame aumenta plaquetas seja o fato de que ele é comumente usado como remédio caseiro para a dengue. No caso, a dengue é uma condição que realmente costuma causar uma redução na quantidade de plaquetas do organismo, e o suco de inhame é visto como um tratamento alternativo. Porém na prática ele infelizmente não exerce nenhum efeito do tipo, sendo útil apenas para nos manter nutridos.

Quais alimentos realmente elevam as plaquetas? 

Por fim, não podemos afirmar que o inhame aumenta plaquetas, mas isso não significa que não haja alimentos capazes de fazer isso. Na realidade, muitas comidas podem favorecer a cicatrização, mas a contagem de plaquetas em específico depende de determinados minerais, vitaminas e antioxidantes. Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns alimentos que são fontes desses nutrientes essenciais para a produção de plaquetas:

  • Espinafre
  • Alho
  • Caju
  • Abóbora
  • Agrião
  • Limão
  • Água de coco
  • Laranja
  • Beterraba
  • Groselha da índia
  • Mamão
  • Babosa

Leia mais: Inhame é bom para anemia? Descubra se vale a pena investir nele

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação