Book Appointment Now
Limão é bom para dor no estômago? Será que é uma boa ideia usar ele para isso?
Sem dúvidas, o limão é uma fruta bastante única. O seu caráter ácido e azedo faz dele uma adição perfeita em muitos pratos, e uma ótima opção de suco. Contudo, há muita confusão sobre como ele afeta a nossa saúde, especificamente a saúde do estômago. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o limão é bom para dor no estômago e fique por dentro dos seus efeitos.
Nosso estômago precisa lidar quase constantemente com a digestão de alimentos. E como essa digestão depende da dissolução feita pelos ácidos do estômago, é normal que o órgão sofra com dores quando há algo de errado com a nossa alimentação ou hábitos alimentares. Mas lidar com essa dor é algo que precisa ser feito com muito cuidado para que ela não acaba se agravando.
Limão é bom para dor no estômago?
A princípio, o que gera tanta confusão sobre os efeitos do limão do estômago é o fato de que ele consegue ser tanto prejudicial quanto benéfico. No caso, a fruta é fonte de limoneno, ácido cítrico e muitas vitaminas. Em conjunto, esses compostos ajudam a regular a acidez do estômago e a combater microrganismos infecciosos, dois problemas que podem causar dores. Logo, nesse aspecto, o limão é bom para dor no estômago.
Por outro lado, conforme fora dito, o estômago digere alimentos através dos seus ácidos, e o limão por sua vez é uma fruta ácida. Consequentemente, consumir ele pode ser arriscado para quem sofre de problemas como a gastrite ou úlceras. Então em suma, podemos dizer que o limão é bom para dor no estômago de fato, mas apenas em alguns casos específicos, e preferencialmente como um preventivo.
Leia mais: Noz moscada é bom para o estômago? Saiba detalhadamente os seus efeitos
Os efeitos do limão podem variar de uma pessoa para a outra
De maneira geral, a sensibilidade aos ácidos e outros compostos do limão podem variar de uma pessoa para a outra. Com isso, é preciso ter em mente que não é porque o limão é bom para dor no estômago em um caso que ele também será bom em outra pessoa que sofre do mesmo problema. Sendo assim, o ideal é que, se você estiver com dores estomacais, consulte um médico especialista para determinar a causa, e saber e se o limão é ou não uma boa opção.
Outros efeitos importantes do limão na saúde
- Reduz a pressão arterial: o limão é uma fruta rica em flavonoides. Esse tipo de composto impede a constrição dos vasos sanguíneos, o que consequentemente mantém eles relaxados e reduz a pressão arterial.
- Ajuda no emagrecimento: a combinação de fibras com vitamina C fazem do limão um aliado da perda de peso. Esses nutrientes são responsáveis, respectivamente, por garantir uma maior sensação de saciedade e melhorar a queima de gorduras do nosso corpo.
- Garante a beleza da pele: muitos produtos para a pele possuem vitamina C em sua composição, e motivos para isso não faltam. Ela favorece a produção de colágeno e a recuperação dos tecidos que compõem a pele, garantindo a ela uma boa elasticidade e firmeza.
- Favorece o trânsito intestinal: por fim, as fibras do limão ainda cumprem com outra função além do emagrecimento. No caso, elas são essenciais para o bom funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal e a evacuação.
Leia mais: Própolis faz mal para o estômago? Saiba como usar o produto com segurança