Leite de gergelim faz mal para os rins? Saiba como ele afeta a saúde

Atualmente, existem muitas opções de leites vegetais, e cada uma tem seus efeitos

Atualmente, existem inúmeras opções de leites vegetais. Isso é vantajoso não só para quem é vegano, mas também para qualquer pessoa intolerante à lactose, por exemplo. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois alguns leites vegetais podem ser problemáticos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o leite de gergelim faz mal para os rins e saiba como ele afeta a saúde.

De antemão, as opções mais populares e conhecidas de leites vegetais costumam ser o leite de soja, amêndoas e similares. Com isso, nem todo mundo é familiarizado com o leite de gergelim, muito menos com as suas propriedades. Logo, para evitar complicações na saúde, é importante conhecer ele e seus nutrientes melhor antes de realmente incluí-lo na dieta.

O leite de gergelim faz mal para os rins?

Do ponto de vista nutricional, o gergelim é um alimento extremamente rico, especialmente em minerais. Essa característica acaba sendo uma das responsáveis pelo receio de que o leite de gergelim faz mal para os rins. Alimentos que são muito carregados em nutrientes, especificamente alguns tipos de minerais e proteínas, podem ser danosos para a nossa saúde renal.

Felizmente, isso só costuma ser um problema quando a saúde dos rins já está comprometida de alguma forma. Quem sofre de insuficiência renal, por exemplo, deve procurar a orientação de um médico antes de experimentar o leite, visto que nesse caso os rins não conseguem eliminar alguns compostos apropriadamente. Mas geralmente, até em situações como essa, não é possível afirmar que o leite de gergelim faz mal para os rins.

Leia mais: O gergelim faz mal para os rins? Quais os benefícios e malefícios dele?

Principais benefícios do leite de gergelim 

  • Previne a anemia: conforme fora dito, o leite de gergelim é rico em minerais. Dentre eles estão o cobre e o manganês, que são essenciais para a produção das células que compõem o sangue.
  • Garante a saúde dos ossos: por incrível que pareça, o leite de gergelim contém mais cálcio que o leite comum. Ademais, ele ainda é rico em zinco, mineral que favorece a densidade óssea. Logo, o leite é excelente para manter os ossos saudáveis e fortes.
  • É antioxidante: além dos minerais, também podemos encontrar muitas vitaminas no leite de gergelim. Mas as vitaminas E do complexo B merecem destaque por sua capacidade antioxidante. No caso, compostos com ação antioxidante combatem os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce.
  • Protege o sistema cardiovascular: a presença de fibras e gorduras saudáveis no leite de gergelim permite com que ele possa ser empregado para diminuir os níveis de colesterol do organismo. Isso promove e protege a saúde cardiovascular como um todo.

O leite de gergelim é quase tão versátil quanto o leite comum

Por fim, sabendo que o leite de gergelim não faz mal para os rins, e sim que ele é extremamente benéfico para a nossa saúde, fica claro que ele é uma boa adição na nossa alimentação. E o mais interessante é que, assim como o leite comum, ele também pode ser usado em inúmeras receitas, especialmente massas. Por exemplo, muitas panquecas, bolos, tortas, quiches, broas e suflês podem muito bem usar o leite de gergelim ao invés do comum.

Leia mais: O que é mais saudável: leite em pó ou líquido? Confira agora mesmo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação