Limão faz mal para os rins? Fique atento e não caia em ciladas

Alguns alimentos, mesmo que saudáveis no geral, podem ser prejudiciais para os rins

Frutas cítricas como o limão são bastante únicas, e não só por causa de seu sabor. Elas possuem propriedades e nutrientes muito interessantes para a nossa saúde. Mas algumas pessoas dizem que o limão em específico pode ser prejudicial para os nossos rins. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o limão faz mal para os rins, e quais são os benefícios e malefícios dele.

A princípio, a saúde renal infelizmente é bastante sensível, especialmente à nossa alimentação. Afinal, são os rins que filtram incontáveis compostos do nosso sangue, incluindo alguns nutrientes que obtemos com as refeições. Sendo assim, é sempre bom se manter informado sobre quais alimentos são bons para a saúde renal, e quais tem o potencial de prejudicar ela.

O limão faz mal para os rins ou não?

Algo que as frutas cítricas possuem em comum é que o perfil delas costuma ser ácido. Essa característica é a principal responsável por levar algumas pessoas a crerem que o limão faz mal para os rins, pois é dito que a acidez dele afeta nossa urina. De fato a urina se torna um pouco mais ácida quando consumimos a fruta, mas por incrível que pareça, isso não é um malefício, e sim um benefício.

No caso, ter uma urina levemente mais ácida faz com que o trato urinário seja um lugar mais inóspito para bactérias. Com isso, é possível obter uma certa proteção contra infecções urinárias. Ademais, o limão também tem efeito diurético no sistema renal, favorecendo a produção de urina e, consequentemente, a filtragem do sangue. Portanto não há nada que indique que o limão faz mal para os rins de fato.

Leia mais: Limão faz mal para hemorroida? Entenda seus efeitos no problema de saúde

Outros benefícios do limão para a saúde

  • É um forte antioxidante: é simplesmente impossível não comentar sobre os benefícios do limão sem mencionar os seus antioxidantes. Esse tipo de composto é responsável por combater radicais livres. Caso eles não sejam freados, podem causar doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.
  • Ajuda na perda de peso: o limão também contém fibras. Elas são conhecidas por beneficiar o intestino, mas também são úteis para garantir uma maior saciedade durante as refeições, favorecendo o emagrecimento.
  • Favorece o sistema imunológico: um dos principais compostos do limão, bem como de outras frutas cítricas, é a vitamina C. Ela exerce diversas funções no organismo, sendo uma delas fortalecer a nossa imunidade e os mecanismos de defesa dela, especialmente contra resfriados, gripes e similares.
  • Reduz o risco de alguns cânceres: por fim, mas não menos importante, o limão também apresenta os famosos compostos limonoides. Acredita-se que eles sejam capazes de combater algumas células cancerígenas.

Casos em que o limão realmente pode ser prejudicial para nós

Conforme fora dito, não há como dizer que o limão faz mal para os rins apenas por causa do seu caráter ácido. Entretanto, essa mesma característica pode sim ser responsável por problemas gástricos. No caso, quando o estômago entra em contato com alimentos ácidos, a acidez natural dele é instigada, especialmente se esses alimentos estiverem em grandes quantidades, ou se o estômago estiver vazio. Quando isso ocorre, ele pode lesionar a parede do estômago, ainda mais em casos de gastrite.

Leia mais: Limão prende o intestino? Fique por dentro dos efeitos dele no organismo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação