Limão prende o intestino? Fique por dentro dos efeitos dele no organismo

Sem dúvidas, o limão é uma das frutas mais versáteis que podemos usar na cozinha. Ele pode ser usado para fazer um simples e delicioso suco, mas também serve como tempero em muitos pratos. Contudo, apesar dele ter seus benefícios, pouco se fala sobre como ele afeta o intestino. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar se o limão prende o intestino, e te apresentar os efeitos dele no organismo.

A princípio, a saúde de todos os nossos órgãos do sistema digestivo é muito impactada pela nossa alimentação. Afinal, é justamente esse sistema que é responsável pro digerir e absorver tudo o que comemos. Mas o intestino em específico é um dos que mais sofre influência nesse aspecto, especialmente de frutas

O que deixa o intestino preso?

De maneira geral, existem dois principais fatores responsáveis por reduzir o trânsito intestinal. O primeiro deles é a falta de consumo de fibras. Esse nutriente está diretamente ligado com o bom funcionamento do intestino, de forma a melhorar o fluxo intestinal e a eliminação das fezes. No caso, as fibras são podem ser encontradas principalmente em frutas, como a ameixa e o mamão, e cereais integrais.

O segundo fator é a falta de hidratação. A água é um elemento básico para a manutenção do nosso organismo. Dentre os inúmeros papéis que ela cumpre, um deles é a de melhorar a consistência das fezes. Juntamente à isso, a água também lubrifica o intestino, o que favorece muito a eliminação das fezes, e solta o intestino.

Leia mais: Suco de caju prende o intestino? Saiba de que forma ele pode ser benéfico

Então, o limão prende o intestino mesmo?

Felizmente, não é possível dizer que o limão prende o intestino. Ele contém uma boa quantidade de fibras, que conforme fora dito, são aliadas do intestino. Porém ele também possui outras propriedades que ajudam a soltar o intestino. Ou seja, combinando o suco do limão com um pouco de água, é possível beneficiar a saúde do intestino.

No caso, a grande vantagem do limão para o intestino é que o ácido cítrico dele estimular a necessidade de evacuação, e ajuda a eliminar quaisquer resíduos que possam ter sobrado na parede do cólon. Ademais a estrutura do suco de limão se assemelha à do suco gástrico, favorecendo a produção de bile e os movimento gastrointestinais. Portanto, o limão solta o intestino e não prende.

Outros benefícios do limão para a saúde

  • É rico em antioxidantes: é basicamente impossível falar do limão sem mencionar a sua riqueza em vitamina C. Esse nutriente é um forte antioxidante, responsável pelo combate dos radicais livres que causam doenças neuro degenerativas e envelhecimento precoce.
  • Combate a hipertensão: o limão é fonte de compostos flavonoides, que por sua vez estão diretamente ligados com a inibição da constrição dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a pressão arterial.
  • Previne cálculos renais: o mesmo ácido cítrico que favorece o intestino também evita que haja a formação de pedras nos rins, atuando a favor da saúde renal.
  • Protege o corpo contra microrganismos:  outro nutriente importante do limão é o limoneno. Ele costuma ser associado à benefícios gástricos, mas também é capaz de combater fungos e bactérias.

Leia mais: Limão é remoso? Entenda seus efeitos no processo de cicatrização

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915