Língua branca e fígado: será que existe uma relação entre os dois? Entenda melhor

Estar com a língua branca pode ser um sintoma bem mais grave do que pensamos

Língua branca e fígado – De antemão, o fígado é um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo. Diversos fatores podem impactar na saúde e funcionamento dele. Felizmente ele costuma demonstrar múltiplos sinais quando isso ocorre, e dizem que a língua branca é um deles.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e entenda a questão de se existem mesmo alguma relação entre a língua branca e fígado.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que estar com a língua branca possa ter uma conexão com problemas hepáticos. Afinal, geralmente a língua é afetada por condições de saúde bucal.

Entretanto o fígado não só é um órgão sensível, como também extremamente vital. Ele cumpre diversas atividades no organismo, então quando a saúde dele é afetada, todo o corpo acaba sofrendo com isso.

Qual a relação entre a língua branca e fígado?

Dentre as funções que o fígado empenha no corpo, algumas estão relacionadas à nossa nutrição, especificamente com a absorção e aproveitamento de vitaminas e outros compostos. Logo, a partir do momento em que o órgão é lesionado ou prejudicado de alguma forma, essa função acaba sendo afetada.

E uma das consequências que esse problema é o branqueamento da língua. Portanto, problemas no fígado podem se manifestar com o branqueamento da língua.

Por outro lado, a relação entre a língua branca e fígado depende também de como esse sintoma se manifesta. Não é em todo caso que ele é consequência de problemas hepáticos. Portanto, para que haja alguma chance de ligação entre a língua branca e fígado, é preciso observar se a língua está branca em uma região específica.

Isso porque problemas hepáticos podem levar a formação de lesões brancas, com aspecto de ferida aveludada.

Outras causas comuns desse sintoma

Apesar de ser uma possibilidade real, são raros os casos em que a língua branca e fígado de fato estão conectados. Sendo assim, é importante conhecer as outras causas desse sintomas, que podem ser mais ou menos graves que problemas hepáticos.

Dessa forma é possível tentar se prevenir, ou combater o problema de maneira segura. Dito isso, confira a seguir as principais causas da língua branca:

  • Líquen branco: inflamação do revestimento da boca, causada por uma doença autoimune.
  • Gastrite: problemas gástricos, especialmente inflamações, podem deixar a língua branca.
  • Má higiene: favorece o acúmulo de bactérias na boca e língua, e o desenvolvimento de infecções.
  • Leucoplasia: condição de saúde crônica, em que as placas brancas na língua são dolorosas.
  • Sapinho: em alguns casos o sapinho, que é uma candidíase oral, leva a formação de manchas brancas.

Consultar um odontologista ou médico especialista é indispensável

Enfim, sabendo que há de fato uma ligação entre língua branca e fígado, mas que as causas desse problema são bem amplas, fica clara a necessidade de consultar um profissional ao demonstrar o sintoma.

Apenas através da orientação de um médico ou dentista será possível combater a língua branca de forma eficiente e segura. Afinal, dependendo da causa, o uso de medicamentos e outros tratamentos acabam sendo a única solução.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação