Mais de 145 latas de alimento em pó a base de plantas para bebês foram recolhidos por contaminação

No último domingo foram recolhidos pela empresa de produtos de higiene, saúde e nutrição Reckitt, mais de 145 mil latas de ProSobee. Este alimento consiste em pó a base de plantas destinado para bebês de até um ano de idade, nos Estados Unidos e Porto Rico. Venha entender o caso deste produto que deixou de ser comercializado no Brasil no ano passado com SaúdeLab

O alimento ProSobee é recolhido de lojas e mercados

A companhia Reckitt alegou que os lotes recolhidos foram publicados entre Agosto e Setembro do ano passado com a validade para 1° de março de 2024. Eles estavam contaminados com Cronobacter sakazakii, essa é uma bactéria que se reproduz em lugares secos. 

Além disso, ele pode levar a complicações de saúde como sepse e meningite, após ser ingerida. Em comunicado a empresa afirmou que estão comprometidos e pressionados pelo alto nível de qualidade de seus produtos. Por isso que eles tiveram que tomar a decisão extraordinária de recolher o produto dos mercados e lojas. 

De acordo com a Reckitt, a saúde e a segurança das crianças é a nossa prioridade, e agora os produtos estão passando por um processo rigoroso de qualidade. Visto que essa medida tem como objetivo garantir todos os padrões para obter a qualidade do produto. 

No mesmo comunicado, a empresa ainda declarou que a contaminação ocorreu por conta de um fornecedor externo de um componente do produto. Contudo, as relações entre ambos foram cortadas e não utilizará mais produtos do mesmo. 

Leia também: A papada está incomodando? Conheça as formar de rejuvenescer o pescoço

Brasil

A Reckitt é uma empresa multinacional britânica, com sede na cidade de Slough, no Reino Unido. Contudo, ela tem fábrica em vários lugares, e tem seus produtos vendidos no Brasil. No ano passado a Anvisa recolheu cerca de cinco marcas de fórmulas infantis com suspeita de contaminação. 

Segundo a Anvisa, três crianças ficaram doentes e apresentaram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii e Salmonella Newport. Dentre os produtos que foram proibidos de comercializar, importar, distribuir, e fazer propaganda estão as fórmulas infantis em pó Humam Milk Fortifier. Assim como as Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare. 

Por fim, o alerta sobre o recolhimento dos produtos foi realizado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan). Assim como a Abbott Nutrition que anunciou a medida de recolhimento em 40 países dentre eles o Brasil. 

Leia também: Jovem é internada em UTI após cheirar pimenta em Anápolis

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71