Maisena é bom para assadura, ou isso é apenas um mito? Descubra aqui!

Dependendo do caso, as assaduras podem ser um problema bastante incômodo

Ter assaduras é um problema extremamente comum e incômodo, ainda mais em bebês. Felizmente, existem dicas e produtos que ajudam a combater e prevenir elas. O problema é que nem todo mundo está familiarizado com eles, ainda mais quando são caseiros. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a maisena é bom para assadura, ou se isso é apenas um mito.

A princípio, a maisena, ou amido de milho, é um produto com propriedades bastante únicas. Graças à elas, o seu uso na cozinha consegue ser bem amplo. Mas por incrível que pareça, esse uso pode ir para além da cozinha e dos alimentos que preparamos. A maisena tem sim algumas utilidades interessantes para a nossa saúde. Resta saber se o tratamento de assaduras é realmente uma delas ou não.

O que costuma causar as assaduras?

Primeiramente, antes de falar sobre se a maisena é bom para assadura, é bom entendermos que as assaduras são de fato. Começando pelo fato de que o termo técnico para elas é dermatite friccional. Assim como outros tipos de dermatites, a assadura é resultado de uma uma inflamação na pele. E como o próprio termo já sugere, a inflamação das assaduras são causados por um grande atrito.

Sob esse ponto de vista, as assaduras costumam surgir quando nossa pele se atrita com as roupas que usamos ou com outras superfícies. Por isso é comum bebês terem assaduras, visto que as fraldas não só geram atrito como também criam condições úmidas e quentes, favorecendo ainda mais o problema. Agora, em relação aos sintomas, a pele com assadura costuma apresentar vermelhidão, ardência dor e coceira, sendo então necessário ter atenção.

Leia mais: Saiba como evitar e tratar as assaduras nas coxas no verão

A maisena é bom para assadura mesmo?

Por incrível que pareça sim, a maisena é bom para assadura. Isso se dá pela capacidade dela em absorver a umidade da pele e formar uma espécie de barreira para ela, reduzindo o impacto que o atrito possui sob a pele e corrigindo as condições de temperatura e umidade que favorecem as assaduras. Entretanto, antes te tentar usar a maisena para essa finalidade, é preciso levar alguns fatores em consideração.

Antes de mais nada, a maisena é bom para assadura apenas como um preventivo. Ou seja, ela não tem a capacidade de reduzir ou combater uma assadura que já está estabelecida. A maisena deve ser utilizada para impedir que a pele fique sob condições propícias para o surgimento de um assadura. Ademais, para uma aplicação segura e eficiente, existem alguns passos importantes. Confira alguns deles a seguir:

Cuidados ao usar a maisena para a assadura

  • Utilize a maisena estritamente na região da pele que você deseja proteger contra o atrito.
  • Ao aplicá-la, certifique-se de não exagerar na quantidade. Tenha moderação, espalhe-a bem e procure focar nas regiões da pele que sofrem com mais umidade.
  • Antes de usar a maisena, aplique uma pomada própria para a saúde sob a pele. Dessa forma, é possível garantir a fixação dela, e que a pele tenha acesso a todas as propriedades de que ela precisa contra as assaduras.

Vale reforçar que a maisena não deve ser usado como preventivo de assaduras em bebês, pois é um pó e não foi desenvolvido com essa finalidade. Para os pequenos, utilizar as pomadas e cremes específicos para este fim e evitar o uso de soluções caseiras.

Leia mais: Como amenizar o atrito entre as coxas em treinos aeróbicos? Resolva de maneira simples e prática

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação