Maracujá: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Além de ser um calmante natural, o maracujá é rico em vitamina C e complexo B.

O maracujá é uma fruta produzida por plantas Passiflora. O maracujazeiro é um membro da família Passifloraceae e tem mais de cem espécies. Aliás, os cultivos mais populares são maracujá-roxo, maracujá-amarelo e maracujá-doce. Mais de 95% da produção do Brasil é do maracujá-amarelo. O período de colheita da fruta é de seis a dez meses após o plantio. Pode ser consumido em seu estado natural, bem como em bebidas e sobremesas. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Veja todos os benefícios do maracujá

Além de ser um calmante natural, o maracujá é rico em vitamina C e complexo B, responsáveis pela nossa saúde emocional e mental. Dentre os diversos benefícios que o fruto trás, ele melhora a saúde dos olhos, aumenta a hemoglobina do sangue, ajuda a manter o bom humor, regula a pressão sanguínea, melhora a digestão, aumenta o sistema imunológico, previne e combate alguns tipos de câncer, alivia a asma, age contra a insônia e melhora a circulação.

Como escolher o maracujá na hora de comprar

Para escolher o fruto ideal, é importante que seja observado a cor de sua casca. Sua cor e sua textura podem ser indícios se a fruta está ou não está boa para o consumo. Caso o consumo seja imediato, analise se a casca está amarela, enrugada, sem manchas escuras ou rachadura, se sim, o mesmo está maduro e pronto para consumo.

Outra dica é apertar delicadamente a casca do maracujá, ao apertar ele não pode ficar muito duro nem romper. Em relação à polpa, basta segurar o fruto e analisar qual está mais pesado, isso indica que possui mais polpa.

Trata-se de uma fruta originária da América do Sul, conhecida por seu sabor azedo e refrescante, além de suas propriedades calmantes e relaxantes. Mas um fato curioso sobre ela é que é rodeada por uma casca dura e resistente, que contém uma polpa gelatinosa e sementes. Porém, nem sempre foi assim: originalmente, as flores do maracujazeiro eram polinizadas por abelhas nativas da América do Sul, que conseguiam penetrar na casca fina e depositar o pólen.

Veja também: Propriedades medicinais do maracujá: conheça e aprenda a cultivá-lo em casa

Como armazenar de maneira correta o maracujá

O fruto quando estiver maduro poderá ser armazenado em geladeira por até três semanas, sem perder sua textura ou sabor original. Caso ainda esteja verde, deve ser armazenado em temperatura ambiente, num local fresco e seco.

Como higienizar corretamente o maracujá

Para realizar a higienização do maracujá é necessário iniciar lavando os frutos com água corrente, feito isso basta colocar em um pote grande com uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água, e manter imerso dentro dessa solução por dez minutos. Após isso, basta retirar e lavar o maracujá novamente em água corrente para retirar todo o excesso de resíduos que possam ter ficado em sua casca.

Maneiras de consumir o maracujá

É um fruto muito versátil, pode ser consumido de maneira cru, em sucos, compotas, sobremesas, chá, geleias, sorvetes, bolos, mousse, iogurte e em receitas salgadas como molho ou tempero de carnes.

Veja também: Chá de Passiflora: saiba como fazer e aproveitar todos os seus benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação