Vítimas de médico de Novo Hamburgo relatam mutilações e lesões graves

A Polícia Civil de Nova Hamburgo iniciou uma investigação no cirurgião de Novo Hamburgo, João Couto, 46 anos, por conta de supostas vítimas que relataram lesões e mortes. Até a última terça-feira, foram registrados 20 óbitos que teriam ocorrido após intervenções médicas dele. Veja com o Blog SaúdeLab que entre pessoas lesionadas e mortas podem passar de 100 vítimas.

Médico de Novo Hamburgo é investigado por negligência

Nas últimas semanas a Polícia Civil do Rio de Janeiro, vem investigando a morte de 18 pessoas que realizaram procedimentos suspeitos. De acordo com os responsáveis pela investigação, já são 20 casos conhecidos que chegaram a óbito, todos tiveram intervenção feita pelo médico de Nova Hamburgo.

A princípio, o delegado da Polícia Civil Tarcísio Kaltbach, da 1.ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, havia pelo menos 73 boletins de ocorrência registrados por pacientes que foram lesionados e mutilados após cirurgias feitas por João Couto.

Durante entrevista para a rádio Timeline, da Rádio Gaúcha, as cirurgias simples que o paciente deveria ficar em alta no mesmo dia, ficava mais de uma semana internado. “Não tem lógica, por exemplo, a pessoa fazer cirurgia de hérnia e ter o intestino perfurado”, afirmou.

O indiciamento do médico, segue a linha de homicídio com dolo eventual quando a pessoa assume o risco. Contudo, o delegado alega que em cima dos fatos colhidos até o momento não é possível concluir que os danos causados nas vítimas são intencionais.

Leia também: Cerveja para Diabéticos: conheça a bebida desenvolvida especialmente para quem sofre com diabetes

Pacientes

Um dos casos é da idosa, Núbia Costa, de 72 anos, que foi consultada pelo médico de Nova Hamburgo, ela estava com uma pedra na vesícula. Nesse sentido, o procedimento em questão é muito simples, e a cirurgia foi marcada no mesmo dia, e três horas depois foi realizada.

Contudo, o médico ao chegar na paciente para dar alta, avisou que ocorreu uma perfuração no intestino, mas, sem gravidade, pois o corte estava saturado. Contudo, dias depois familiares da idoso avisaram o médico de Novo Hamburgo que ela estava se sentindo mal. Portanto, ele não tem atenção ao problema da senhora, até ela ser internada novamente. Ela estava com uma infecção generalizada no abdômen, Dona Núbia, morreu em julho deste ano.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Cristina Costa, filha da idosa ficou revoltada, pois além de sofrer com a perda da mãe, ela ficou chocada com a atitude soberba e de descaso do médico. Além disso, ela falou para O Globo que o médico de Novo Hamburgo era constantemente indicado por ser especialista em questões digestivas.

Leia também: Pesquisa revela que exercício físico bloqueia entrada de substâncias nocivas no cérebro

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 168