Na UTI, Senadora Soraya Thronicke é diagnosticada com urticária autoimune severa, entenda

A atual senadora e ex-candidata à Presidência da República na eleição de 2022, Soraya Thronicke (União Brasil -MS), está internada no Hospital DF Starr, em Brasília. Ela está na unidade semi-intensiva (UTI), com urticária autoimune severa, ainda não se sabe muito sobre o seu estado de saúde. Contudo, conheça o SaúdeLab sobre esta condição e os sintomas mais comuns.

Soraya Thronicke apresenta novas lesões na pele

Depois de 24 horas a senadora reagiu aos tratamentos venosos, está sem novas lesões em sua pele, ela está no hospital internada na UTI desde a última sexta-feira (21/04). A princípio, a ex-candidata estava recebendo corticóide e anti-histamínico (antialérgico) por via venosa. Geralmente, os sintomas mais comuns da urticária são erupções cutâneas, sensação de queimação, e coceira. 

Os sintomas podem surgir de repente em qualquer região do corpo, e desaparece espontaneamente e ressurge em outros locais.  No entanto, a urticária está associada à histamina, uma substância liberada pelos mastócitos, que são células do tecido conjuntivo responsáveis pela dilatação e permeabilidade dos pequenos vasos sanguíneos. Diante disso, é importante entender as principais características da urticária, para o profissional realizar os procedimentos mais adequados. 

Sendo assim, a principal delas é a realização de exames físicos e laboratoriais para que o médico possa fazer uma avaliação médica e talvez ele peça outros procedimentos para definir as causas. Uma vez que a urticária é associada a infecções, alergias alimentares, e doenças autoimunes. 

Saiba também: Meninas sentem insatisfação como corpo logo após a primeira menstruação; aponta estudo

O que é urticária?

Primeiramente, a urticária é uma condição que provoca irritação na pele, e uma das características são as lesões cutâneas avermelhadas. Sendo bastante comum que elas surjam diante de surtos acompanhadas de coceiras principalmente à noite. Contudo, no caso da senadora Soraya Thronicke ela deu entrada ao hospital apresentando uma crise alérgica, pois ela tem urticária autoimune severa. Uma condição que tem como característica principal o mau funcionamento do  sistema imunológico, o que pode levar o corpo a atacar as próprias proteínas. 

Neste caso, quando é classificada como severa, indica que ela está no grau mais crítico da doença. Nesse sentido, entenda que existem dois tipos de urticárias, a aguda e crônica. O paciente que possui a urticária aguda apresenta vermelhidão na pele que aparecem e depois somem. Na crônica as lesões mais graves na pele, são vermelhidão intensa e muita coceira, e neste caso se enquadra a urticária autoimune. Essa que foi acometida pela a parlamentar dado que as proteínas brigam com o próprio sistema imunológico. 

Veja também: Saiba como perder gordura visceral com 12 passos simples e eficientes

Compartilhe este conteúdo
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS