Book Appointment Now
Nova tecnologia suaviza o sabor característico da própolis e potencializa sua absorção pelo organismo
A própolis tem sido amplamente pesquisada e vários benefícios já foram comprovados por meio de estudos conduzidos pela Apis Flora, líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais (IQVIA/23), com seu conceituado produto, o Extrato de Própolis EPP-AF®. Agora, a empresa traz mais uma inovação ao mercado: a exclusiva tecnologia iCaps®, na qual as partículas da própolis são encapsuladas, resultando em um extrato mais agradável ao paladar, altamente
concentrado e de fácil absorção pelo organismo.
Própolis com sabor mais agradável
Para chegar à tecnologia iCaps®, o time de P, D & I da Apis Flora desenvolveu uma série de estudos iniciados em 2012, contando também com o apoio de parceiros nas etapas de caracterização e realização de alguns protocolos de eficácia e segurança, como o Dr. Miguel Vilas-Boas (IPB – Portugal), Dr. Hernane Barud (Uniara), Dr. Jairo Bastos e Dr. David de Jong (USP – Ribeirão Preto). Inicialmente, o projeto tinha o propósito de atender a uma demanda de mercado, o qual buscava por um produto à base de própolis altamente concentrado que, até então, era inexistente no mercado. Após diversas análises e estudos, a pesquisa evoluiu e resultou em um extrato seco, com alto teor de concentração e que, além disso, possui aroma e sabor da própolis atenuados.
“O processo de microencapsulação do iCaps® consiste na transformação do extrato líquido alcoólico para um extrato em pó. Em termos de características, foi possível sair de um estado líquido de sabor muito forte e marcante, que tinha um odor bem acentuado e de teor alcóolico elevado, para um produto em pó, de sabor e odor minimizados” conta Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável pelo Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora.
Segundo Dra. Andresa, o extrato de própolis com a tecnologia iCaps® foi caracterizado quanto ao seu perfil químico e biológico, tendo sido certificado que as características do produto são mantidas. “Até o momento, nosso time de P&D já publicou dois artigos científicos que demonstram essas características: Berretta et al. (2023) e Zamarrenho et al (2023). O trabalho mais impactante nesse sentido está em fase de finalização para ser publicado”, explica a pesquisadora.
Versatilidade no uso
A nova tecnologia facilita o uso da própolis em diversos produtos nas mais variadas formas farmacêuticas, obtendo-se assim um ingrediente industrial versátil com potencial de ser aplicado em bebidas, alimentos, comprimidos mastigáveis, sprays, cosméticos, entre outros. “Realizamos um estudo de mercado com a IQVIA para entender os hábitos de consumo de própolis no Brasil, e foi nela que obtivemos a comprovação de que o maior impeditivo do consumo era seu sabor e aroma – algo que já desconfiávamos. Essa era a resposta que precisávamos para, após anos de pesquisa e desenvolvimento, aplicar o iCaps® em nossos produtos”, comenta Adriel Moreira, responsável pelo Marketing da Apis Flora.
Um exemplo de aplicação bem-sucedida do iCaps® são os produtos da linha PROPOMAX® Kids, voltados ao público infantil, que contém zinco e vitaminas D, C, B6 e B12 e mantém a alta concentração dos bioativos da própolis em sete produtos: PROPOMAX® Kids 140 ml, PROPOMAX® Kids Gomas de Morango, PROPOMAX® Kids Gomas de Laranja (sem açúcar) e PROPOMAX® Kids Spray disponível nos sabores Tutti-frutti, Uva, Laranja e Menta.
Focados em adultos, outras soluções da Apis Flora, o PROPOMAX® Dia e o PROPOMAX® Noite, agora também passam a conter a tecnologia iCaps® e, assim como os produtos Kids, visam oferecer uma forma mais agradável de consumir extrato de própolis. O PROPOMAX® Dia é um extrato de própolis EPP-AF® com zinco e vitamina C, o que faz dele um poderoso aliado para as defesas do organismo, disponível no sabor laranja. Já, o PROPOMAX® Noite é um extrato de própolis EPP-AF® com zinco e vitaminas B6 e B12, que visa fortalecer a imunidade; sua fórmula contém extratos de camomila e melissa – conhecidos calmantes naturais –, além de mel.
“O grande desafio de empregar novas tecnologias aos produtos naturais é preservar a constituição química natural do produto, incluindo os compostos voláteis e não-voláteis. Acreditamos que a manutenção das propriedades está relacionada à preservação da constituição essencial do extrato, como é tradicionalmente obtido da própolis
in natura. Nos casos de superioridade de resultados, acreditamos que isso se dará em função do aumento de absorção que foi proporcionado pelo sistema de microencapsulamento”, conclui Dra Andresa.
Sobre a Apis Flora
Fundada em 1982, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais (IQVIA/23). A empresa é reconhecida por investir regularmente em pesquisas voltadas ao desenvolvimento do setor no Brasil e para isso conta com parcerias com instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento ao desenvolvimento – como USP, UNICAMP, UNESP, FAEPA, CNPq, FAPESP e FINEP. Devido à essas parcerias, soma mais de 30 anos de pesquisa, com mais de 400 pesquisadores envolvidos, mais de 130 estudos publicados e seis patentes, entre elas a do EPP-AF®, um extrato de própolis padronizado e exclusivo que compõe diversos produtos do portfólio da marca, incluindo o PROPOMAX®, utilizado em um estudo inédito no mundo
que mostra os benefícios do extrato de própolis para o tratamento da Covid-19. A partir do EPP-AF®, a Apis Flora desenvolveu mais uma solução exclusiva e inovadora: o iCaps – uma tecnologia de microencapsulação, na qual as partículas da própolis são encapsuladas, resultando no extrato de própolis EPP-AF® iCaps. Atualmente, seus produtos estão disponíveis em mais de 30 mil pontos de venda e a marca está presente em todo o Brasil. Possui mais de 100 produtos em seu catálogo e é fornecedora de ingredientes industriais para indústria farmacêutica, de alimentos e de cosméticos. Nos últimos anos, ganhou relevância entre outras empresas do segmento de apiterápicos e alimentos funcionais no mundo. Hoje, exporta para mais de 30 países, entre eles China, Estados Unidos, Japão e França.