O que causa AVC? Conheça doença que é a 2ª causa de morte no Brasil

Existem algumas doenças que podem desencadear e você pode descobrir agora mesmo quais são as mais comuns

Saber o que causa AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode ser um divisor de águas para evitar complicações da doença, sendo que segundo estatísticas ela é a segunda causa de morte no Brasil.

Pensando nisso, o site Saúde Lab vai mostrar para você tudo sobre essa doença, desde como se prevenir e até mesmo ajudar algum amigo ou familiar.

Dessa maneira, quanto mais rápido identificar os sinais e sintomas de que alguém está passando mal, mais eficaz será o tratamento. E esse é o ponto principal da questão para buscar ajuda hospitalar rapidamente. Continue lendo e saiba com mais detalhes!

Descubra o que causa AVC

É muito comum as pessoas confundirem AVC com derrame cerebral, mas saiba que os dois termos se referem a mesma coisa.

Dessa maneira, um Acidente Vascular Cerebral ocorre quando há uma interrupção do fluxo do sangue para alguma área do cérebro impedindo a chegada de oxigênio e nutrientes. Ademais, ele pode ser classificado em dois tipos: isquêmico e hemorrágico.

Então, para que você entenda mais sobre o AVC, é necessário ficar atento as possíveis causas para ele acontecer. Não existe uma idade mínima ou máxima para que o AVC possa afetar uma pessoa, porém é mais comum em adultos por causa dos fatores que desencadeiam.

Sendo assim, ao longo deste artigo serão apresentados os principais motivos para que o fluxo de sangue não chegue ao cérebro.

Lista com 5 possíveis causas para AVC

Antecipadamente saiba que existem alguns sinais e sintomas que podem ser percebidos em pessoas acometidas pelo AVC. Logo, caso você os observe é necessário ir para o hospital rapidamente.

Existem outros, porém, são esses os mais comuns: paralisias em um lado do corpo, força do corpo ou membro diminuída, desequilíbrio fácil, não conseguir fazer tarefas simples como apertar botões, fala desconexa ou travada, problemas repentinos de visão, e alterações do nível de consciência.

1- Problemas no coração

Um dos principais motivos que causa o AVC está relacionado a problemas no coração. O coração é um músculo responsável por bombear o sangue espalhando para todo o corpo.

Mas, quando esse órgão não está trabalhando da maneira certa, há a formação de coágulos que podem chegar ao cérebro pela corrente sanguínea causando um AVC.

Dessa forma, existem algumas doenças que podem desencadear o AVC, como a hipertensão (pressão alta), presença de uma arritmia, dilatação ou alterações no funcionamento do músculo cardíaco ou de suas valvas.

Assim como, a presença de um tumor ou calcificação no coração podem levar você a ter um AVC. Mas, fique tranquilo, pois essas doenças possuem sintomas que podem ser percebidos para que possam ser tratados, impedindo que você tenha um AVC.

2- Uso de drogas ilícitas

Embora não pareça afetar, o uso de drogas ilícitas pode causar um AVC, isso porque essas substâncias químicas causam lesões na corrente sanguínea de modo que formem coágulos sanguíneos.

Um dos tipos de drogas que mais desencadeia o AVC é as que são do tipo injetável, como a heroína. Logo, esse tipo de droga entra em contato mais rápido com a corrente sanguínea tendo consequências em um menor tempo.

3- Má alimentação

Outro motivo que pode levar uma pessoa a ter um AVC é a má alimentação. Hoje em dia o número de tipos de alimentos industrializados que fazem mal para a saúde aumentou, como os fast foods e os embutidos.

O que acontece é que esses tipos de alimentos possuem uma grande quantidade de gordura do tipo trans, as quais o organismo não consegue diluir com facilidade. Então, quando o corpo não consegue quebrar essa gordura em partes menores, ela acaba se acumulando na corrente sanguínea, isto é, na parede das veias.

Como consequência, o sangue começa a ter dificuldade em circular pelo organismo levando assim a um AVC, já que o oxigênio não chega ao cérebro.

4- Colesterol alto

O colesterol alto pode ser causado não somente por uma má alimentação, mas também pela falta da prática de atividade física. Devido o colesterol ser um tipo de lipídio, ou seja, uma gordura que é produzida pelo nosso organismo, quando ele está em alta significa que há muita gordura acumulada nas veias.

Então, quando o colesterol está alto significa que você está com uma grande quantidade de gordura do tipo HDL. Lembrando que existem mais de um tipo de colesterol, isto é, gorduras (lipídios), sendo o LDL que é considerado o bom e o VLDL, que é o intermediário.

5- Anemia falciforme

De acordo com o CID 10 – D57, a anemia falciforme é uma doença genética causada pela deformação dos glóbulos vermelhos do sangue. Quando essas células que são responsáveis por levar oxigênio para o corpo não conseguem realizar esse trabalho, a pessoa fica com anemia.

Outro ponto muito importante é que essa deformação dos glóbulos vermelhos deixa essas células no formato de uma foice. Por causa dessa característica, essa doença pode causar um AVC.

A anemia falciforme é muito comum em crianças e adolescentes, logo é uma das causas do AVC entre jovens, uma vez que o Acidente Vascular Cerebral não é comum nessa faixa etária.

Dicas para prevenir

Diante do exposto, listamos algumas sugestões que podem ajudar na prevenção. Sendo assim, faça check UP sempre que possível, evite os alimentos industrializados e salgados, abandone cigarros e álcool, pratique atividades físicas com regularidade, cuide do peso corporal e melhore a ingestão de água.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação