Book Appointment Now
O que causa gordura no fígado? Descubra os motivos que fazem aparecer
Saber o que causa gordura no fígado é muito importante, pois permite que você evite ter essa doença e até mesmo consiga tratar ainda no início. Afinal, quanto mais cedo detectar desequilíbrios no nosso organizo, a chance de evitar complicações aumenta consideravelmente . Pensando nisso, o site Saúde Lab apresenta as principais causas para te ajudar a ficar atento(a). Confira!
Descubra o que causa gordura no fígado
A gordura no fígado é uma doença que pode ser causada por diversos fatores. Conhecida no meio médico como esteatose hepática, ocorre mais devido aos hábitos alimentares que a pessoa possui.
Então, para que você não sofra com esse desconforto, é necessário que você saiba o que causa gordura no fígado para poder evitar essa doença. É muito comum que a pessoa que possui gordura no fígado sente dores no lado direito do abdômen.
Sendo assim, continue lendo e descubra quais são as principais causas do desenvolvimento dessa doença. Lembrando que quanto antes você sentir os sintomas e buscar ajuda médica mais resultados você vai ter no tratamento.
Alimentar-se de forma inadequada
Uma das principais causas que podem levar você a ter gordura no fígado é se alimentar de forma inadequada. Alimentos que são ricos em gordura e açúcar contribui para o acúmulo de gordura nesse órgão, isso porque o organismo não consegue quebrar os lipídios (gordura) desses alimentos.
Dessa forma, alimentos que são embutidos, como linguiças, presunto, salame, salsicha e frango empanado, por exemplo, devem ser evitados. Além disso, comer muito doce, como pudins, chocolates e balas também contribui para a esteatose hepática.
Nesse caso, o que você deve fazer para evitar a gordura no fígado é manter uma dieta rica em nutrientes. Você precisa trocar os alimentos que são pobres em nutrientes por verduras, legumes, frutas e grãos integrais.
Leia também: 03 receitas detox para o fígado: elimine as toxinas do seu organismo facilmente
Obesidade
A obesidade é outro fator que contribui para o desenvolvimento da esteatose hepática. Embora não pareça, é comum termos gordura no fígado, mas ela não deve passar de 5%, porém quando uma pessoa tem obesidade, é comum que a gordura se acumule e passe dos 5%.
O que acontece é que a pessoa acaba ingerindo muita gordura trans e o corpo não consegue digerir ela. Então, o que acontece é que essa gordura se acumula no fígado, havendo assim um desequilíbrio.
Sendo assim, para evitar a obesidade, além de cuidar da alimentação é indispensável a prática de atividade física regularmente.
Colesterol alto
Antes de mais nada, você precisa entender o que é o colesterol. O colesterol é um tipo de lipídio, ou seja, uma gordura que é produzida pelo nosso organismo. Contudo, existem dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, sendo que o primeiro é o colesterol do tipo alto enquanto o segundo é o bom.
Dessa forma, quando o seu colesterol está alto, significa que você está com uma grande quantidade de gordura do tipo HDL. Sendo assim, seu organismo não consegue quebrar esse HDL e acaba se acumulando no fígado. Por isso, é muito importante cuidar da alimentação para não ter o colesterol alto.
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Por último, um dos motivos que causa gordura no fígado é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Isso porque é um tipo de gordura, que assim como os citados acima nosso organismo não digere por completo.
Para que você não consuma em excesso, saiba que o recomendado a ser ingerido por dia é uma quantidade de 60g para as mulheres e 90g para os homens. Assim sendo, o mais recomendado é que você diminua o consumo de bebidas alcoólicas para aliviar os sintomas e até mesmo evitar o acúmulo de gordura no fígado.
Uso de medicamentos
Se você se automedica, saiba que existem medicamentos que podem causar gordura no fígado. Entre esses medicamentos estão os amiodarona, corticoides, estrógenos ou tamoxifeno.
Esses medicamentos podem interferir no funcionamento do fígado, isto é, impede que ele faça seu trabalho, o que acaba causando um desequilíbrio na quebra da gordura e causando o acúmulo nesta região. Portanto, se você faz uso de medicamentos é fundamental que você sempre faça um acompanhamento médico.
Além disso, se você sentir algum desconforto no lado direito do abdômen, procure ajuda de um profissional da saúde. Pois, quanto antes você começar o tratamento menos lesões seu fígado sofre e você vai ter menos desconforto.
Saiba mais: Quais os primeiros sintomas de gordura no fígado? Entenda as causas e como evitar complicações
MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!
Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.