O que é reumatismo? O que leva uma pessoa a ter a doença? Entenda

Sinônimo de dor e desconforto, saiba o que é essa doença

Conhecida popularmente como reumatismo, a artrite reumatoide é uma inflamação nas articulações. Dessa forma, ao longo deste artigo o SaúdeLab vai explicar tudo sobre essa doença para que você saiba quais são as causas e como é feito o tratamento. Acompanhe!

O que é reumatismo

O reumatismo é uma doença caracterizada por causar inflamações nas articulações. Esse termo é mais usado pelo público leigo, pois o nome correto dessa doença é artrite reumatoide, que reúne um grupo de doenças que apresentam as mesmas características, sendo a inflamação das articulações.

Embora seja muito comum entre as pessoas idosas, qualquer pessoa pode desenvolver essa doença. Afetando a cartilagem e as articulações, acaba provocando dores e inchaço na região.

Entretanto, é normal que com o passar do tempo a cartilagem fique desgastada, o que faz com que aumente as chances de surgir o reumatismo. Portanto, confira a seguir o que leva uma pessoa a ter essa doença, quais são os sintomas e muito mais. Boa leitura!

O que leva uma pessoa a ter reumatismo?

Infelizmente ainda não se sabe ao certo o que causa o reumatismo, mas existem vários fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa doença. Entre os principais fatores está a hereditariedade, onde pode passar de pais para filhos e até mesmo herdar de avós.

Além disso, infecções de bactérias e vírus podem alterar o sistema imunológico, tabagismo (fumante passivo ou ativo) e ficar exposto à poluentes de sílica.

Veja também: O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora


Compartilhe:

Sintomas

O que é reumatismo
O que é reumatismo – Imagem: Canva Pro

Entre os sintomas mais comuns podemos citar as dores e os inchaços nas articulações. Mas, em casos em que a inflamação está mais aguda, pode haver a presença de febre, rigidez nas articulações, fadiga e nódulos nas articulações dos dedos das mãos. Essa doença causa uma dor intensa e muito desconforto ao portador.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico o mais indicado é que você vá em um médico que seja especialista, mas independente do médico ele vai examinar as suas articulações, pedir para que você relate os sintomas e solicitar alguns exames.

Entre os exames que o médico pode solicitar estão o exame de sangue e o raio-x. Já o exame que diferencia o reumatismo, ou artrite reumatoide de outras doenças semelhantes é o FR ou Fator Reumatoide, este marcador é produzido em cerca de 80% das pessoas com a doença e é resultado do processo inflamatório causado pela doença.

Como é feito o tratamento?

Após o diagnóstico e identificar qual é o tipo de reumatismo que você tem, o médico vai indicar o tratamento. Para aliviar as dores o médico pode indicar medicamentos. Também é muito comum durante o tratamento ser recomendado a fisioterapia e fazer uma dieta de alimentos que sejam anti-inflamatórios.

Para um controle efetivo da doença os anticorpos monoclonais tem se mostrado eficientes e reduzido significativamente a dor e desconforto. Portanto, para o tratamento adequado o médico deve ser consultado e o paciente deve estar em acompanhamento constante.

Tem cura?

Infelizmente essa doença não tem cura, isso porque não foi descoberto a verdadeira causa. Mas, a boa notícia é que por meio dos diversos tipos de tratamento é possível aliviar os sintomas e ter uma vida normal sem limitações, por isso é muito importante buscar ajuda médica logo no início e manter uma vida saudável.

Veja também: Dor na panturrilha é grave? Descubra o que pode ser e o que fazer


Siga-nos:
  • Google News
    Gnews
  • Grupo no WhatsApp
    Whatsapp
  • Canal no Telegram
    Telegram

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação