Ora-pro-nóbis faz mal para os rins? Saiba mais sobre suas propriedades

Se você ainda não ouviu falar da ora-pro-nobis, vale a pena conhecer seus efeitos

Será que a ora-pro-nóbis faz mal para os rins? Aliás, você já ouviu fala da ora-pro-nóbis? Essa planta é consumida por muitas pessoas e amplamente estudada por causa de seus benefícios para a saúde.

Contudo, se você está pensando em introduzir ela no seu dia a dia, é importante conhecer os seus efeitos e se ela faz mal de alguma forma ou não. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se ora-pro-nóbis faz mal para os rins e qual a melhor forma de consumir para obter seus benefícios.

Sem dúvidas, as plantas e ervas medicinais, em sua grande maioria, possuem um enorme potencial benéfico para a nossa saúde, bem-estar e até mesmo beleza. Mas isso não significa que elas não possam ser prejudiciais.

Dependendo da forma de uso, e de quem está usando essas plantas podem sim acarretar em problemas. Com a ora-pro-nobis não é diferente, sendo importante conhecê-la bem antes de experimentar.

Principais benefícios da ora-pro-nobis

Grande quantidade de proteínas: por incrível que pareça, a ora-pro-nóbis está entre os vegetais com maior quantidade de proteínas. Com isso, ela é uma excelente escolha de alimento para adquirir aminoácidos.

Melhora a imunidade: assim como o limão e laranja, a ora-pro-nóbis é muito rica em vitamina C, mais até que essas outras frutas. A vitamina C por sua vez é um composto importante para a manutenção da imunidade.

Fonte de fibras: dentre os muitos efeitos das fibras no nosso organismo, vale mencionar a capacidade delas de reduzir o índice glicêmico de outros alimentos, e de melhorar o funcionamento do intestino.

Rica em ferro: de maneira geral, o ferro é um componente indispensável para a constituição das hemoglobinas  e para o transporte de oxigênio pelo corpo. Logo, consumir a ora-pro-nóbis é uma das formas de fornecer a quantidade de ferro que nosso organismo necessita.

É verdade que a ora-pro-nóbis faz mal aos rins?

Tendo em mente alguns dos benefícios da planta, agora é preciso aprender se a ora-pro-nóbis faz mal para os rins, ou para saúde de modo geral.

Primeiramente, vale lembrar que, tudo que é em excesso pode prejudicar a nossa saúde de alguma maneira, e com a ora-pro-nóbis não é diferente.  Logo, qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios da planta, desde que ela seja consumida com moderação.

Por outro lado, um dos compostos da ora-pro-nóbis de fato faz com que ela não seja não benéfica para os rins.

No caso, o composto em questão é o oxalato, um sal capaz de se ligar com o cálcio e ferro, o que dificulta a absorção desses elementos.

Em tese, esse efeito seria responsável por favorecer o desenvolvimento de cálculos renais, mas acredita-se que a ora-pro-nóbis faz mal aos rins apenas se consumida em quantidades muito, muito grandes.

Portanto, sim, quando consumida em excesso, ora-pro-nóbis faz mal aos rins. Portanto, é fundamental saber usar corretamente para obter apenas seus benefícios.

Como consumir a ora-pro-nóbis corretamente?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a ora-pro-nóbis consegue ser bastante versátil. Por exemplo, ela pode ser refogada ou cozida com outros vegetais, ou adicionada no preparo de carnes, e pratos como o escondidinho.

Ela também é comumente usada em saladas, mas o ideal é que ela seja aquecida de alguma forma no preparo para reduzir efeito potencial do oxalato no corpo. Desta forma você se livra dos efeitos maléfico da planta.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação