Panos de chão: por que não devemos usá-los?

Contaminação cruzada e contato do usuário com agentes químicos e biológicos são riscos relacionados ao uso dos panos, que podem ser substituídos por mops

Para finalizar uma limpeza, nada melhor do que passar um pano no chão, certo? Não exatamente. Apesar de ser um hábito comum, o uso do pano de chão não é aconselhável nem para a limpeza de casa, nem para a profissional, pois pode representar risco à saúde.

“Os panos podem aglomerar microrganismos prejudiciais à saúde, como vírus, fungos e bactérias, e facilitar a contaminação cruzada, levando esses microrganismos de um ambiente a outro”, explica a professora em Facilities na área de serviços, higienização de ambientes e hotelaria na Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop), Viviane Reis para o SaúdeLAB.

Panos de chão

Conforme a professora, isso decorre do mau uso do material. Alguns exemplos disso são o reuso de camisetas e toalhas velhas como pano de chão, a utilização do mesmo pano em todos os ambientes ou ainda o hábito de usar o material até sua deterioração total.

Também é prejudicial a prática de torcer o pano, pois expõe os usuários a riscos biológicos e químicos e os obriga a se colocar em posturas inadequadas que podem causar lesões na coluna, ombros e joelhos, além da higienização ineficiente do material.

Viviane Reis
Viviane Reis – professora em Facilities na área de serviços, higienização de ambientes e hotelaria na Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop)

Alternativa

A alternativa mais adequada, conforme Viviane, é o uso dos chamados mops, versões modernas dos esfregões compostas por hastes de alumínio e refil de fibra de algodão ou microfibra, geralmente em franjas. Há aqueles que vêm acompanhados de balde com espremedor, assim como os que contam com reservatório para produtos químicos na haste.

Como o refil pode ser trocado, é possível ter um para cada ambiente, evitando a contaminação cruzada. Lembrando que todos os refis devem ser higienizados após o uso. “Não há como precisar com que frequência ou tempo se deve trocar os refis visto que sua conservação depende de vários fatores, como grau de conservação e sujidade do piso”, complementa Viviane.

Independentemente do formato, o mop reduz o risco de contato com agentes químicos e biológicos, representando maior segurança aos usuários. Outras vantagens apresentadas pela professora da Facop são: aumento da produtividade, otimização do uso de recursos como água e produtos químicos, garantia de qualidade técnica e funcional, redução de custos e facilidade na utilização.

“Devemos citar também que a utilização dos mops pode ser feita nos mais diversos tipos de pisos graças à variedade de refis, além da facilidade de higienização após o uso”, reforça Viviane.

Ela explica ainda que os mops são mais ergonômicos, já que são desenvolvidos a partir de estudos que indicam altura, peso e técnicas de utilização adequados e, consequentemente, não requerem que o usuário se abaixe ou se curve. Dessa forma, reduzem os riscos relacionados à própria atividade da limpeza profissional, que é composta por movimentos simples, porém repetitivos, o que facilita o desenvolvimento de condições como lesões por esforços repetitivos (LER).

Leia também: 08 erros na limpeza da casa que podem afetar nossa saúde e você precisa saber

* Colaboração: FACOP

A Fundação do Asseio e Conservação Serviços Especializados e Facilites atua desde 2002 por meio de um esforço conjunto entre os sindicatos patronal (SEAC-PR) e laboral (Siemaco) do setor do asseio e conservação.

Desde sua criação, a FACOP tem em seu DNA o pioneirismo, trazendo a trabalhadores e empresas do setor o melhor em qualificação e capacitação, e atuando como uma extensão das empresas quando o assunto é seleção de profissionais para vagas de emprego e no que se refere à medicina e segurança do trabalho.

Assim, com suas três unidades de negócio – Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA), Central de Empregos e SESMT Coletivo – a FACOP oferece ao setor a solidez de um trabalho realizado com seriedade e, sobretudo, com retorno de valor para o empresariado, que pode contar com a Fundação para a melhoria constante de seus serviços.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação