Peixe é remoso? Descubra todas suas características aqui

A carne de peixe é considerada uma opção bem saudável, mas será que ela é remoso?

A princípio, você provavelmente já ouviu falar que as carnes brancas costumam ser mais saudáveis que as vermelhas. Ou seja, na teoria, a carne de peixe seria uma opção melhor que as carnes de boi e porco, por exemplo. Contudo, o que nem todo mundo sabe é se o peixe é remoso ou não. Portanto, venha com o SaúdeLab, conheça as principais propriedades dele, e entenda se peixe é remoso de fato.

De maneira geral, um dos problemas das carnes vermelhas é que elas costumam ter uma quantidade considerável de gorduras. Logo, consumir ela em excesso pode ser prejudicial, e esse problema pode ser facilmente acentuado dependendo do preparo. Mas será que isso também vale para a carne de peixe, ou as propriedades dela são boas o suficiente para impedir esse problema?

Propriedades benéficas da carne de peixe

Primeiramente, uma das principais vantagens da carne de peixe em comparação com a carne de boi o porco é a baixa quantidade de gorduras. Ademais, essas mesmas gorduras do peixe são de excelente qualidade, diferente das carnes vermelhas que contém gorduras trans. Ou seja, enquanto as carnes vermelhas podem ser problemáticas para o sistema cardiovascular, a carne de peixe pode beneficiar o mesmo.

Sob o mesmo ponto de vista, é preciso salientar que os benefícios do peixe vão muito além disso. Ele é extremamente rico em minerais, proteínas vitaminas essenciais para organismo. A carne de peixe também é conhecida por ser uma fonte de anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a promover um melhor funcionamento do sistema imunológico e cardiovascular, e da nossa memória.

Leia mais: Como descongelar peixe sem alterar o sabor e as propriedades?

O que de fato é um alimento remoso?

Antes de falar se o peixe é remoso ou não, é necessário entender o que é essa classificação. De maneira geral, os alimentos remosos são aqueles que tem efeito inflamatório no nosso corpo. Por isso eles costumam ser ricos em gorduras, sal, açúcar ou óleos refinados, que possuem justamente ação inflamatória.

De antemão, nosso organismo realiza processos inflamatórios constantemente. Quando desregulados, eles passam a ser prejudiciais para a  nossa saúde. Ou seja, alimentos remosos favorecem o desenvolvimento de doenças e problemas inflamatórios. Mas quando se fala desses alimentos, geralmente as pessoas se referem especificamente aos problemas que eles causam em processos de cicatrização, como os de tatuagens ou pós-operatórios.

Continue a leitura: O ovo é remoso? Será que pode afetar sua saúde de maneira negativa? Descubra aqui

Mas então o peixe é remoso ou não?

Conforme fora dito, a carne de peixe contém propriedades anti-inflamatórias, o que nos faz pensar que ela não seja remoso. Contudo, se o peixe é remoso ou não é algo que depende da espécie dele. Geralmente, as espécies que não contém escamas, denominadas de peixes de couro, são de fato remosos. O mesmo vale para os peixes contaminados por metais pesados, ou que se alimentam de restos ou resíduos. Dito isso, veja alguns exemplos de peixes remosos:

  • Bagre
  • Cação
  • Linguado
  • Cavala
  • Surubim
  • Viola

Felizmente, existem muitas outras espécies de peixe que não são remosos. No caso, elas costumam ter escamas e uma alimentação ou criação mais controlada. Portanto, sempre que possível, procure priorizar o consumo dessas espécies para poder aproveitar melhor as propriedades e benefícios da carne de peixe. Por fim, confira a seguir algumas das espécies de peixe que não são remosos:

  • Tilápia
  • Salmão
  • Sardinha
  • Pacu
  • Tainha
  • Robalo

Leia mais: Abacaxi é remoso ou não? Descubra como ele afeta sua saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação