Pescada amarela é remosa ou não? Entenda sua diferenças no organismo

Alguns peixes e frutos do mar são realmente considerados como alimentos remosos

A princípio, as carnes brancas são tidas como alternativas mais saudáveis para as carnes vermelhas, sem deixar a desejar na riqueza em proteínas. Mas as carnes de peixe em específico possuem propriedades muito interessantes, que causam bastante confusão dependendo da espécie do peixe. Sendo assim venha com o SaúdeLab, saiba se a pescada amarela é remosa ou não, e veja algumas de suas propriedades.

Quando o assunto é alimentos remosos, os peixes costumam ser bastante polêmicos. Muitas pessoas acreditam que eles de fato são remosos, mas ao mesmo tempo os peixes apresentam diversos efeitos benéficos no nosso organismo. Portanto, como os alimentos dessa categoria são prejudiciais para a saúde, é importante entender bem as propriedades deles, e se os peixes compartilham delas ou não.

O que define um alimento como remoso?

De maneira geral, uma comida é considerada remosa a partir do momento em que ela tem ação inflamatória no organismo. Essa ação pode causar inúmeras condições de saúde, especialmente doenças inflamatórias como a gastrite. Contudo, geralmente ela é associada com problemas de cicatrização na pele. Por isso é normal ouvir que pessoas que estão sob pós operatório, ou que fizeram uma tatuagem recentemente devem evitar comidas remosas.

Mas o que faz um alimento ser inflamatório? Obviamente que é a presença de compostos inflamatórios. Estes por sua vez costumam ser as gorduras, sal, óleos refinados e açúcar. Em excesso, todos eles são capazes de exercer ação inflamatória. Em relação aos exemplos, é possível citar:

  • Carnes vermelhas
  • Frituras
  • Doces industrializados
  • Fast-foods
  • Carnes embutidas
  • Condimentos processados

Leia mais: Kani é remoso? Como ele é feito e se isso afeta sua saúde

E a pescada amarela é remosa mesmo ou não?

Conforme fora dito, os peixes são bastante polêmicos nesse assunto. O motivo por trás disso é que, assim como as carnes vermelhas, eles também são ricos em gorduras. Logo, como as gorduras são consideradas remosas, seria possível dizer que a pescada amarela é remosa de fato, já que essa espécie também contém elas. Mas felizmente a realidade é o completo oposto disso.

As gorduras presentes nos peixes são consideradas de alta qualidade, e possuem até mesmo ação anti-inflamatória. Ou seja, na prática, a pescada amarela não é remosa justamente porque as gorduras presentes nela tem o efeito contrário à de um alimento remoso. Mas vale salientar que o modo de preparo da pescada amarela pode fazer a diferença nesse aspecto. Portanto sempre preferência por peixes grelhados e assados do que os fritos em óleo.

Desta forma, fazendo o consumo com moderação e preparando de maneira saudável, a pescada amarela não é remosa.

Existem outros peixes que são de fato remosos

Por fim, sabendo que a pescada amarela não é remosa, resta apenas conhecer os peixes que fazem parte dessa categoria de alimentos. Felizmente tem uma dica muito boa para saber diferenciar os peixes remosos dos não remosos. Basta observar se o peixe é com ou sem escamas. No caso, por causa de algumas diferenças alimentares e nutricionais, os peixes de couros tendem a ser remosos para a nossa saúde. Dito isso, confira a seguir alguns dos principais exemplos de peixes remosos:

  • Enguia
  • Cação
  • Cavalinha
  • Viola
  • Bagre
  • Cavala
  • Bonito
  • Anjo

Leia mais: Pirarucu é remoso? Entenda o que este peixe tem de diferente e os cuidados necessários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação