Jaca é remosa? Fique por dentro das suas propriedades para a saúde

Dependendo das características da fruta, ela pode ser considerada um alimento remoso

A princípio, por não ser uma fruta muito prática ou atrativa, muitas pessoas não são familiarizadas com a jaca. Consequentemente, os efeitos e nutrientes dela acabam sendo desconhecido9s pela maioria. Isso deixa dúvidas quanto ao impacto que ela pode ter no nosso organismo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se a jaca é remosa e fique por dentro das suas propriedades para a saúde.

Nós nunca podemos formar opinião de um alimento apenas com base na aparência dele. A jaca, além de ser grande e resistente, não tem um aspecto muito suculento. Mas o que realmente importa é que ela é uma fruta muito saborosa e riquíssima em nutrientes. Resta saber se esses nutrientes são suficientes para dizer que a jaca é remosa, ou se eles contribuem para que ela seja saudável.

Alimentos remosos: o que eles realmente são?

Você já ouviu falar que os alimentos remosos são contraindicados para pessoas sob pós-operatório, ou que fizeram tatuagem recentemente? O motivo por trás disso é que os alimentos remosos são capazes de prejudicar a capacidade de cicatrização da pele, algo que obviamente é imprescindível nessas situações. Agora, o que na prática confere essa característica aos alimentos remosos pode variar.

Basicamente, os alimentos dessa categoria são todos considerados inflamatórios, e as inflamações por sua vez são o que afetam a cicatrização. Mas os compostos que de fato causam a inflamação são diferentes de um alimento remoso para o outro. De maneira geral, os principais exemplos desses compostos são as gorduras, açúcar, óleos refinados e sal, e o potencial inflamatório deles aumenta proporcionalmente com a sua quantidade.

Leia mais: Diabético pode comer jaca? Descubra se é uma fruta proibida

E jaca é remosa mesmo, ou isso é apenas mito?

De antemão, o que faz algumas pessoas pensarem que a jaca é remosa é o fato dela ser bem doce. Isso só é possível pela presença de carboidratos e açúcares. E conforme fora dito, o açúcar é um dos compostos inflamatórios mais presentes nos alimentos remosos. Mas o açúcar considerado inflamatório, que seria o açúcar refinado, é diferente dos carboidratos e açúcares de frutas como a jaca.

Nesse aspecto, não há como dizer que a jaca é remosa por natureza. Ela por si só é bastante inofensiva para a saúde do nosso organismo. Então o único caso em que poderíamos afirmar que a jaca é remosa é se ela fosse consumida em porções muito grandes. Assim, os carboidratos em excesso poderiam se tornar prejudiciais e inflamatórios. Sendo assim, para garantir a segurança, o ideal é consumi-la com moderação.

Propriedade da jaca para a nossa saúde

  • É antioxidante: em um estilo de vida saudável, não há como faltar o consumo de antioxidantes. Esses compostos são capazes de combater os radicais livres, e estes por sua vez são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Aumenta a imunidade: os antioxidantes da jaca ainda desempenham uma importante função no nosso sistema imunológico, mantendo protegidas as células de defesa que compõem ele.
  • Favorece o a saúde do intestino: a jaca ainda apresenta uma boa quantidade de fibras. Esse nutriente é indispensável para melhorar o trânsito intestinal e a evacuação.
  • Conserva a visão: alguns compostos carotenoides, em combinação com outros nutrientes da jaca, mantém os nossos olhos protegidos contra danos causados pela degeneração macular e pela exposição aos raios solares.

Leia mais: Peixe cavalinha é remoso? Fique atento aos alimentos perigosos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação