Pimenta faz mal para o intestino? Entenda melhor seus malefícios

Algumas das propriedades da pimenta podem ser agressivas para o nosso corpo

As pimentas são o tipo de alimento que é quase impossível de agradar todo mundo. Afinal, mesmo sendo saborosas, a ardência que elas causam na boca não é uma sensação muito agradável. Por causa dela, muitas pessoas ficam na dúvida de se elas podem ou não prejudicar a nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, veja se comer pimenta faz mal para o intestino, e entenda melhor seus malefícios.

Quem é fã de pimenta costuma usar ela em quase toda oportunidade possível, seja como um ingrediente em receitas ou como molho para finalizar pratos. Logo, entender como a pimenta afeta nossa saúde é importante tanto para as pessoas perderem preconceito, quanto para os fãs dela terem uma maior noção ao consumi-la.

A pimenta faz mal para o intestino?

Infelizmente sim, a pimenta é capaz prejudicar a saúde do nosso intestino. O principal motivo por trás disso é a sua capacidade de irritar o órgão, especificamente a parede interna dele. Dependendo do tipo de pimenta, essa irritação pode até mesmo ser uma inflamação. Com isso, o consumo da pimenta tem o potencial de causar duodenite e dores e desconfortos na região do intestino, além de agravar a hemorroida.

Outro motivo pelo qual a pimenta faz mal para o intestino é que, em casos raros, ela influencia o intestino à soltar água. Isso afeta a consistência das fezes, causando a diarreia. Mas é importante salientar que, apesar de todos esses problemas, a pimenta faz mal para o intestino apenas se consumida em excesso. Ou seja, se você tiver moderação, ela provavelmente não causará nenhum prejuízo.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode comer pimenta? Saiba se está liberado ou não

O estômago também é prejudicado pela pimenta

Em grandes quantidades, a pimenta faz mal para o estômago também, e de certa forma é ainda mais prejudicial para ele. As mesmas irritações e inflamações que ela causa no intestino também podem ocorrer no estômago. A diferença é que, no estômago, podem haver muitos mais complicações. Inclusive as pimentas são muito contraindicadas para quem já sofre de alguma condição gástrica. Dito isso, confira alguns dos problemas que elas podem causar:

  • Piora da gastrite
  • Queimações
  • Úlceras
  • Azia
  • Sensação de ardência
  • Refluxo

Benefícios da pimenta para a saúde

Conforma fora dito, a pimenta faz mal para o intestino e estômago apenas quando em excesso. Se consumida moderadamente, ela é perfeitamente segura, e ainda nos oferece benefícios muito interessantes. Sendo assim, fique por dentro dos principais deles:

  • Aumenta a imunidade: assim como o limão e outras frutas cítricas, as pimentas costumam ser fontes de vitamina C. Esse nutriente está intimamente relacionado com um aumento do número de células de defesa que compõem o sistema imunológico.
  • É antioxidante: a vitamina C, bem como outros compostos das pimentas, é antioxidante. Logo, elas são capazes de combater os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce.
  • Ajuda no emagrecimento: quem quer perder peso pode se beneficiar muito ao incluir pimentas no dia a dia. Isso se dá pela presença da capsaicina, substância responsável pela ardência delas, mas que ao mesmo tempo é capaz de acelerar e melhorar o nosso metabolismo.
  • Protege o sistema cardiovascular: a combinação da capsaicina com os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios da pimenta ajudam na redução dos níveis de colesterol e no relaxamento dos vasos sanguíneos. E a junção desses efeitos previne o desenvolvimento de muitas doenças cardiovasculares.

Leia mais: Babosa é bom para hemorroida? Saiba os cuidados ao usar a planta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação