Quem tem pressão alta pode comer pimenta? Saiba se está liberado ou não

A nossa dieta afeta diretamente a pressão arterial, o que pode prejudicar a hipertensão

Atualmente, os nossos hábitos de vida tem piorado cada vez mais, graças à nossa rotina atribulada. Isso contribui para que a saúde das pessoas piore com o passar do tempo, e favorece o desenvolvimento de doenças como a hipertensão. Esta por sua vez pode ser combatida ou agravada pela alimentação. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pressão alta pode comer pimenta, ou ela pode ser prejudicial.

Sem dúvidas, a pimenta é o tipo de ingrediente que divide muito as opiniões entre as pessoas, e o motivo disso é óbvio. Ela é um vegetal capaz de causar ardência na nossa língua, que dependendo de qual pimenta for, pode ser bastante intensa. Entretanto, independente do nosso gosto e preferência, não há como negar que ela possui propriedades interessantes, as quais podem ou não serem benéficas para a nossa saúde.

O que de fato causa a pressão alta?

Também denominada de hipertensão, a pressão alta é literalmente uma condição de saúde em que a pressão dos nossos vasos sanguíneas se encontra elevada. Como a circulação do sangue é o que garante que todo o nosso corpo receba os nutrientes e compostos que eles necessita, diversos órgãos podem ser lesionados por esse aumento na pressão. Mas obviamente que os danos são mais expressivos para o sistema cardiovascular.

Conforme fora dito, a nossa alimentação pode piorar ou melhorar a hipertensão, ou até mesmo causar em alguns casos. Isso reforça a importância de entendermos se quem tem pressão alta pode comer pimenta. Porém existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento ou agravamento dessa condição. Confira a seguir alguns dos principais exemplos deles:

  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Estresse
  • Consumo de álcool
  • Colesterol alto

Leia mais: Pimenta é remosa? Saiba quais os benefícios e malefícios que ela oferece

Quem tem pressão alta pode comer pimenta?

Você já ouviu falar da capsaicina? Ela é um dos principais compostos da pimenta, e também é um dos mais polêmicos. Isso se dá pelo fato de que a capsaicina pode provocar irritações gastrointestinais, o que é problemático para quem sofre de problemas como a gastrite. Por causa desse malefício, faz todo sentido as pessoas questionarem se quem tem pressão alta pode comer pimenta de fato.

Felizmente, por mais que a capsaicina seja prejudicial para a saúde gastrointestinal, ela pode ser muito benéfica para a hipertensão. No caso, ela dilata os nossos vasos sanguíneos, facilitando a circulação, e se combina com uma proteína para produzir o óxido nítrico, substância que protege os vasos. Ou seja, quem tem pressão alta pode comer pimenta sim, visto que ela ajuda a reduzir a pressão arterial.

Como deve ser a alimentação de um hipertenso?

Por mais que existem diversos fatores que possam elevar a pressão arterial, o mais problemático dele é o sódio. Ele é um mineral que provoca diretamente o aumento da pressão, e está extremamente presente na nossa alimentação através do sal. Felizmente, da mesma forma que o sódio é problemático, ele também pode ser controlado com facilidade no dia a dia.

Sob esse ponto de vista, o cuidado mais óbvio na alimentação é a moderação no uso do sal ao temperar comidas. Se for possível evitar o uso dele, melhor ainda. Mas fora isso, todo alimento que for rico em sódio, como carnes embutidos, salgadinhos, carnes processadas, temperos industrializados e similares. Em compensação, frutas, vegetais, oleaginosas e alimentos naturais desse tipo são considerados benéficos para a pressão alta.

Leia mais: Jenipapo é bom para pressão alta? Conheça seus benefícios para saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação