Pó de guaraná faz mal ao coração? Fique por dentro de seus benefícios

O uso do pó de guaraná pode ter diversas finalidades, mas será que ele é seguro?

Você já ouviu falar do pó de guaraná? Ele é tido como um produto bastante benéfico para a nossa saúde, e em diversos aspectos. Contudo, antes de experimentá-lo, é bom conhecer ele e as suas propriedades melhor, visto que ele é um risco em alguns casos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se o pó de guaraná faz mal ao coração e fique por dentro de seus benefícios.

A saúde do coração, bem como a de todo o sistema vascular, pode ser afetada pelo consumo de determinados alimentos e produtos. Por exemplo, uma comida que é rica em sal ou em gorduras prejudica severamente a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Sob esse ponto de vista, fica claro o quão importante é saber se o pó de guaraná pode ser um desses alimentos ou não.

Principais utilidades do pó de guaraná

  • Ajuda a manter o bom humor: o consumo de pó de guaraná estimula a produção de serotonina e dopamina. Ambos são componentes importantes para promover o bem-estar e bom humor.
  • Auxilia no emagrecimento: os antioxidantes e cafeína do pó de guaraná são aliados do nosso metabolismo, que passa a ser acelerado através deles, ajudando na perda de peso.
  • Reduz os níveis de colesterol: outra função dos compostos antioxidantes é impedir o aumento do colesterol, especificamente do LDL, que é o colesterol ruim, e de triglicerídeos.
  • Controla a diabetes: as fibras também ajudam os antioxidantes na redução do colesterol. Porém, uma das funções mais interessantes delas e impedir picos nos níveis de glicose do sangue.
  • Ameniza dores de cabeça: por incrível que pareça, é possível usar o pó de guaraná para reduzir o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro. Esse efeito pode combater dores de cabeças e enxaquecas.

Leia mais: Guaraná em pó: conheça os benefícios e malefícios

O pó de guaraná faz mal ao coração?

Conforme fora dito, um dos benefícios do pó de guaraná é reduzir o colesterol do organismo. E o colesterol por sua vez, quando elevado, pode causar incontáveis problemas cardiovasculares. Nesse aspecto, pode não fazer muito sentido pensar que o pó de guaraná faz mal ao coração. Entretanto, ele também é fonte de cafeína, que por mais benéfica que seja, pode ser problemática de algumas formas.

Quando em grandes quantidades, a cafeína leva à alterações no humor, perda de apetite, ansiedade, tremores, inquietação, tensões musculares e palpitações cardíacas. Logo, o pó de guaraná faz mal ao coração pois pode colocar em risco a saúde e funcionamento dele. Mas isso só ocorre quando consumido de maneira excessiva.

Outros problemas do pó de guaraná para a nossa saúde

Infelizmente, o pó de guaraná faz mal ao coração e para outras partes do nosso corpo. Por exemplo, ele prejudica a saúde dos ossos por estimular a excreção do cálcio, mineral importante para a estruturação deles. O mesmo pode ser dito do sistema neurológico, especificamente quando ele já sofre com algum problema, como convulsões, Alzheimer, epilepsia ou Parkinson, por causa da cafeína e outros compostos.

Leia mais: Benefícios do açafrão com gengibre: saiba como aproveitar essa receita

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação