Benefícios do açafrão com gengibre: saiba como aproveitar essa receita

Tanto o açafrão quanto o gengibre são ingredientes riquíssimos em propriedades

Tanto o açafrão quanto o gengibre são ingredientes extremamente ricos em propriedades, além de saborosos. Não é a toa que eles são tão empregados a culinária, seja em pratos salgados ou até mesmo em chás. Mas o que pouco se fala é sobre o quão benéfica a combinação deles pode ser. Sendo assim, venha com SaúdeLab e saiba como aproveitar os benefícios do açafrão com gengibre.

Antes de tentar misturar o açafrão com gengibre, é bom ter em mente que estamos falando do açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma. Ele é muito mais acessível que o açafrão verdadeiro, e possui propriedades completamente diferentes. Ademais, ele também combina mais com o gengibre, contribuindo para a versatilidade dessa mistura caseira.

Benefícios do açafrão com gengibre

Talvez o que mais chame atenção no açafrão com gengibre seja os benefícios deles para a perda de peso. Ambos possuem compostos com ação termogênica, que favorecem a queima de gorduras. Ademais, quem sofre com dores pós-treino, ou apenas dores generalizadas, também pode tirar muito proveito dessa mistura. Isso porque um dos outros benefícios do açafrão com gengibre é a ação analgésica dos dois ingredientes.

Sob o mesmo ponto de vista, também não podemos deixar de falar sobre os benefícios do açafrão com gengibre para o sistema cardiovascular. O gengibre é capaz de relaxar e dilatar os nossos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Já o açafrão, através de compostos antioxidantes, inibe a oxidação de gorduras, favorecendo a queda dos níveis de colesterol do organismo.

Leia mais: Açafrão faz mal para o fígado? Entenda os efeitos deste condimento

Outros efeitos do gengibre para a saúde

  • Ameniza cólicas menstruais: o efeito analgésico do gengibre em específico é especialmente eficaz contra as dores causadas pelas cólicas da menstruação, sendo ideal consumi-lo no começo do período.
  • Previne problemas gástricos: não só o gengibre é antioxidante como ele também é anti-inflamatório e antiemético. A combinação desses efeitos protege o estômago contra refluxo, úlceras, gastrite e similares.
  • Combate microrganismos: por incrível que pareça, o gengibre é rico em compostos antimicrobianos. Com isso, ele é ideal para combater microrganismos na garganta, boca e pulmões, principalmente.
  • Protege contra a diabetes: é possível encontrar compostos fenólicos antioxidantes na composição do gengibre que mantém o pâncreas protegido, garantindo o cumprimento da sua função contra a diabetes.

Outros benefícios do açafrão no organismo

  • Combate a depressão: um dos principais compostos do açafrão é a curcumina. Ela é capaz de melhorar o equilíbrio entre a dopamina e serotonina. Ambos são importantes neurotransmissores do corpo, responsáveis por regular nosso humor e sensação de bem-estar.
  • Ajuda a prevenir cânceres: assim como o gengibre, o açafrão também possui compostos fenólicos. Porém nesse caso, eles são aliados na prevenção contra alguns tipos de cânceres.
  • Mantém o intestino protegido: o açafrão é considerado um potente anti-inflamatório. Nesse aspecto, ele é especialmente eficaz contra problemas intestinais, como a doença de Crohn e colite.
  • Aliado contra doenças neurodegenerativas: em conjunto com os anti-inflamatórios, os antioxidantes do açafrão ajudam a prevenir o desenvolvimento de condições como Parkinson e Alzheimer.

Leia mais: Manga com ovo faz mal, ou isso é apenas mais um mito? Descubra

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação