Pode comer doce tomando remédio de verme? Veja se há alguma relação

Nossa alimentação pode causar interferência em inúmeros tipos de medicamentos

A princípio, existem diversas doenças causadas por vermes, e para combatê-las é necessário usar determinados medicamentos. Contudo, há quem diga que a eficiência e funcionamento deles podem ser afetados com a nossa alimentação, especificamente por doces. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e descubra se pode comer doce tomando remédio de verme ou não.

Sabemos que os doces podem ser problemáticos para a nossa saúde quando consumidos em excesso, graças a grande quantidade de açúcar que eles costumam ter. Mas o que poucas pessoas consideram é a possibilidade de que os doces podem interferir no efeito de certos medicamentos. Portanto é bom entender se há alguma relação entre eles de fato, ainda mais se você estiver com verminose ou outro problema de saúde.

Os problemas e soluções das verminoses

Sempre que se fala de doenças infecciosas, costumamos pensar apenas nas bactérias, vírus e fungos. Porém os parasitas nunca podem ser deixados de lado. Muitas doenças, inclusive algumas condições graves de saúde, são causadas por vermes e outros seres parasitários, como é o caso da teníase e cisticercose, por exemplo. Só que o combate contra eles ocorre de uma maneira um pouco diferente.

Obviamente que uma das formas mais importantes de combatermos doenças infecciosas é através da prevenção. Mas esse cuidado é ainda mais indispensável para os parasitas. Eles possuem ciclos de vida que dependem da passagem pelo o nosso organismo, sendo então necessário tomar cuidado para evitar o contato com eles. Infelizmente nem sempre isso é possível, e é nesses casos que os medicamentos vermífugos precisam ser empregados.

Leia mais: Teníase e cisticercose: Biólogo Nicholas Palmeira explica a diferença entre eles

Pode comer doce tomando remédio de verme?

Cada medicamento apresenta um mecanismo e finalidade específicos. Consequentemente, diversos fatores podem interferir na eficiência, o que inclui a nossa alimentação, conforme fora dito. Com os vermífugos não é diferente, visto que determinadas comidas não são recomendadas para quem está sob o uso deles. Mas felizmente, pode comer doce tomando remédio de verme.

Para os vermífugos, os doces não costumam representar um risco grande. Obviamente que só porque podemos comer doce tomando remédio de verme não significa que não precisamos ter moderação. Independente do caso, doces em excesso são danosos para a saúde. Mas em relação aos vermífugos, não com o que se preocupar. O que costuma ser problemático de fato para medicamentos são bebidas alcóolicas e alguns tipos de chás.

Os doces podem interferir em algum tipo de medicamento ou não?

Atualmente, existe uma enorme variedade de doces industrializados. Por conterem muitos conservantes e outros químicos, pode ser que algum deles atrapalhe a efetividade de certos medicamentos. Mas isso depende varia muito de um caso para o outro. Por exemplo, acredita-se que chocolates possam interferir na ação de remédios antidepressivos. Logo, por questão de garantia, o ideal é evitar o consumo deles durante o tratamento, ou ao menos reduzir a quantidade.

Leia mais: Jiló é bom para quê? Fique por dentro de suas principais propriedades

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação