Pode congelar alho descascado? Saiba qual a melhor forma de conservá-lo

Mesmo sendo tão utilizado, muitas pessoas desperdiçam alho por não armazená-lo bem

Sem dúvidas, o alho é de longe um dos temperos mais usados na cozinha. Quase todo tipo de prato salgado utiliza ele, ao menos para refogar. Mas algo com que poucas pessoas se preocupam é com a durabilidade do alho, que eventualmente pode acabar estragando. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se pode congelar alho descascado, e qual a melhor forma de conservá-lo.

À primeira vista, costumamos pensar que o alho é um ingrediente muito resistente. E de certa forma isso é verdade, já que é muito comum esquecermos ele na dispensa ou na geladeira e, ao invés de estragar, ele acaba brotando. Porém nesse caso as propriedades do alho sofrem muitas mudanças, e por mais que leve tempo, ele também é suscetível a ação de fungos e outros microrganismos prejudiciais para a saúde.

Pode congelar alho descascado ou não?

De antemão, apesar de não usarmos ela, a casca do alho serve como proteção para ele. Logo, entender se pode congelar alho descascado seria uma forma de compensar essa proteção que removemos. No caso, até é possível fazer isso, porém é necessário alguns cuidados. Do contrário, o processo não irá garantir a conservação do alho, ou poderá interferir nas qualidades dele de alguma forma. Sendo assim, confira o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, descasque os dentes de alho e remova a ponta deles utilizando uma faca.
  2. Caso haja alguma parte machucada, aproveite para removê-las também.
  3. Em seguida, coloque os dentes de alho em um recipiente plástico, ou separe eles em uma forma de gelo.
  4. Preencha o recipiente escolhido até cobrir os dentes de alho. Para isso, você pode optar por água ou azeite.
  5. Por fim, leve o recipiente para o congelador e, se possível, mantenha ele vedado.

Leia mais: Tudo sobre o Alho: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Não é necessário descongelar o alho para poder aproveitá-lo

Geralmente, os alimentos congelados precisam permanecer na geladeira antes de serem usados para descongelarem uniformemente e sem que eles estraguem. Mas para o alho congelado isso não é sempre necessário. Se você congelou ele com azeite e pretende usá-lo para refogar alimentos, você pode apenas colocá-lo na panela sob o fogo. Mas isso obviamente depende da receita e de sua preferência.

Outras dicas para manter o alho conservado

Para facilitar ainda mais o seu uso na cozinha, saiba que você pode congelar alho descascado e já triturado ou cortado. Dessa forma, se você pretende usar ele para refogados, conforme fora dito, sairá do congelador totalmente pronto. Por outro lado, é importante salientar que o congelamento não é a única forma de conservar o alho. A durabilidade acaba sendo maior, mas existem formas mais simples de garantir essa conservação.

No caso, apenas deixar o alho com casca na dispensa já é o suficiente para preservar ele, e garantir que suas propriedades não se alterem. Entretanto, se você estiver procurando por formas de incrementar esse cuidado, basta armazená-lo em um recipiente vedado e colocar na geladeira.

Leia mais: Água de coco com alho: conheça essa mistura benéfica para a saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação