Pode usar enxaguante bucal depois de extrair um dente? Descubra aqui!

Existe uma série de cuidados com a saúde bucal para quem acaba de extrair um dente

A princípio, sabemos que o enxaguante bucal é um dos itens básicos para a nossa higiene e saúde bucal. Entretanto, isso não significa que ele seja completamente seguro, muito menos que ele sempre é usado corretamente. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre se pode usar enxaguante bucal depois de extrair um dente, ou se ele não é recomendado.

Você muito provavelmente conhece alguém que já teve um dente extraído, ou até mesmo é esse alguém. Na verdade, o dente de siso em específico quase sempre precisa ser removido ao nascer. Infelizmente, por mais comum que as extrações sejam, poucas pessoas tomam os devidos cuidados após os procedimentos, o que coloca em risco a saúde bucal delas e recuperação da extração.

Em quais casos é preciso fazer a extração?

A falta de higiene bucal pode resultar em incontáveis problemas de saúde. Eles se estendem desde as cáries comuns até inflamações e infecções graves. Se problemas como esses não forem devidamente tratados, ficamos suscetíveis a contaminações e necroses em nervos da boca. Logo, um dente que está afetado por uma cárie profunda ou que está causando inflamações na gengiva precisa ser removido.

Também não podemos deixar de falar dos dentes do siso, que conforme fora dito são geralmente extraídos depois que nascem. Isso porque eles costumam ficar em uma péssima posição, ou porque o espaço na nossa boca não é ideal para comportá-lo. Em outros casos, ele não nasce inteiramente, e sua higienização acaba sendo comprometida, o que favorece os problemas mencionados acima.

Pode usar enxaguante bucal depois de extrair um dente?

De antemão, a extração de um dente é um processos cirúrgico invasivo que remove uma parte integral da nossa boca. Consequentemente precisamos ter uma série de cuidados para garantir a recuperação da boca após o procedimento. Um desses cuidados é a higienização, que passa a ser ainda mais imprescindível. Então se você está em uma situação como essa, saiba que você de fato pode usar enxaguante bucal depois de extrair um dente.

Por outro lado, é muito importante salientar que não estamos falando de qualquer enxaguante bucal. O ideal é utilizar um enxaguante bucal medicamentoso, que não contém álcool e garante a desinfecção da boca. Ademais, também vale salientar que você só pode usar enxaguante bucal depois de extrair um dente se tiver delicadeza. Se possível, procure limpar o local do dente extraído com um cotonete embebido no enxaguante bucal.

Outros importantes cuidado com a extração dentária

Agora que você sabe que pode usar enxaguante bucal depois de extrair um dente, resta conhecer algumas outras dicas para a recuperação e cicatrização da boca. Portanto confira elas a seguir:

  • Controle o inchaço com compressas de gelo
  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas e o tabagismo
  • Procure descansar e repousar sempre que for possível
  • Priorize alimentos frios, saudáveis e pastosos ou líquidos.
  • Deixe de lado as atividades e exercícios físicos por um tempo
  • Reforce a higienização da boca, tomando cuidado com a área do dente extraído.

Leia mais:

Faz mal escovar os dentes com bicarbonato? Entenda melhor

O que causa tártaro nos dentes? Descubra como evitar e tratar esse problema

Casca de banana clareia os dentes? Descubra se é mito ou verdade

Remédio Caseiro para dor de dente: livre-se desse incômodo facilmente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação