Por que a pessoa engorda quando para de fumar? Veja o que é mais comum de ocorrer

Entenda por que se pode ganhar peso ao parar de fumar cigarro

Muitas pessoas que fumavam com frequência percebem que, ao parar de fumar, engordam mais. Desse modo, o ato de fumar cigarros, ou até mesmo narguilé não faz bem á saúde. Bem como, pode causar inúmeros problemas respiratórios entre outras coisas. Mas, uma dúvida que surge é por que a pessoa engorda quando para de fumar?

Como resultado, o Blog SaúdeLab decidiu trazer um pouco mais sobre esse assunto. Além disso, a verdadeira causa de isso acontecer. No entanto, também vamos abordar sobre os danos que fumar pode causar.

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

O que acontece no corpo ao parar de fumar?

A princípio, fumar causa danos a pele, ao cérebro, aos pulmões, ao coração, em diversos outros órgãos vitais. Além disso, ao sangue que impacta diretamente a sua vida e a das pessoas ao seu redor. Bem como, financeiramente, já que cigarros não são baratos e comprometem grande parte da renda. No período de consumo dos cigarros são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo a nicotina, que é responsável por viciar.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Hospital Universitário da USP (SP), quem para de fumar costuma ganhar cerca de 3 a 4 kg. Além disso, 10% dos ex-fumantes ganham uma quantidade avantajada de peso. Ou seja, isso realmente pode acontecer, mas entre os riscos do tabaco e o peso a mais na balança, a primeira opção pode trazer danos e problemas irreversíveis à saúde de forma mais rápida.

cigarro
Quem para de fumar costuma ganhar cerca de 3 a 4 kg – Canva

Como não engordar?

Em suma, a pergunta que não quer calar é: dá pra parar de fumar e não engordar? Nem todo mundo ganha peso após parar de fumar. Porém, os alimentos se tornam mais gostosos (já que as papilas gustativas ficam desobstruídas) e algumas pessoas tendem realmente a comer mais. Livre da nicotina, o metabolismo retornará à normalidade, o que pode resultar em certo ganho de peso.

Em síntese, alguns ex-fumantes também passam a ingerir alimentos mais calóricos para lidar com a ansiedade gerada pela falta do cigarro. Mas tudo isso é administrável. O mais importante é focar mais no objetivo (deixar de fumar) do que no peso em si.

Sobretudo, existem evidências de que abandonar o tabagismo reduz o risco de doenças cardiovasculares ainda que o indivíduo engorde um pouco depois. Parar de fumar também resguarda a saúde mental, reduzindo o uso de antidepressivos e ansiolíticos. Não são poucas as vantagens.

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação