Qual fruta grávida não pode comer? Veja alguns dos principais exemplos

Nem toda fruta consegue ser benéfica para a saúde das mulheres que são gestantes

Durante toda a gestação, a mulher precisa adotar diversos cuidados no dia a dia. Um deles, e talvez um dos mais importantes, é a alimentação. Algumas comidas consideradas saudáveis podem se tornar prejudiciais para uma mulher grávida, o que inclui até as frutas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba qual fruta grávida não pode comer, e conheça alguns dos alimentos ruins para ela.

De maneira geral, o motivo pelo qual a gestante precisa ter tanto cuidado com sua própria saúde é que a gestação deixa seu organismo mais fragilizado em alguns aspectos. Ademais, durante esse período, a mulher não só tem que garantir a sua saúde, mas também o desenvolvimento do feto. Com isso, frutas ricas em nutrientes podem exercer um efeito prejudicial nesse aspecto.

Qual fruta grávida não pode comer?

Por incrível que pareça, o limão, a tangerina e a laranja podem se tornar frutas problemáticas para a gestação. Apesar de terem bastante vitamina C, composto importante para a imunidade, elas não deixam de ser frutas cítricas. Essa tipo de fruta contém ácido cítrico em sua composição, que tem o potencial de causar problemas gástricos. Em qualquer outra pessoa, essa propriedade é segura, mas em gestantes acaba sendo prejudicial, ainda mais em excesso.

Para saber qual fruta grávida não pode comer, também é necessário levar em consideração os carboidratos e agrotóxicos. O mirtilo e a cereja, por exemplo, costumam carregar bastante de ambos os compostos. O grande mal por trás deles é que os carboidratos provocam o aumento da glicemia, algo perigoso para a gestação, e os agrotóxicos podem ser passados para o feto através da placenta. Portanto evite o consumo excessivo dessas frutas.

Leia mais: Grávida pode comer camarão? Entenda todos os riscos envolvidos

Toda fruta tem o potencial de ser prejudicial para a gestação

Agora que você sabe qual fruta grávida não pode comer, obviamente você deverá evitar elas se esse for o seu caso. Mas os exemplos citados são prejudiciais por causa de algumas propriedades individuais das frutas. Portanto vale salientar que, assim como qualquer outro alimento, as frutas também são sujeitas a contaminações, as quais são potencialmente danosas para a saúde de todos nós. Ou seja, uma gestante deve ter atenção com a higienização de toda fruta, e não apenas com as frutas citadas anteriormente.

Quais são as frutas consideradas boas para a gestação?

  • Pera: enquanto o ácido cítrico é ruim para a gravidez, o ácido fólico, presente na pera, é considerado benéfico, por sua capacidade de proteger o tubo neural do feto.
  • Framboesa: além de também conferir essa proteção para o feto, a framboesa ainda alivia dores da gravidez e até mesmo do parto, relaxando o útero.
  • Caqui: a riqueza em cálcio e fósforo do caqui fortalece não só os ossos da mãe, como também os do feto, melhorando o desenvolvimento deles.
  • Melancia: acredita-se que a melancia seja capaz de amenizar muitos sintomas da gravidez. Dentre eles, é possível citar as câimbra, azias e inchaços nos membros.
  • Romã: o bom da romã para a gravidez é a sua variedade de nutrientes. Com essa fruta, a grávida pode garantir uma melhor saúde para si mesma e para a sua gestação.

Leia mais: Banana faz mal para hemorroida? Entenda o que realmente deve ser feito

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação