Qual o intervalo ideal para substituir os travesseiros? Confira agora

Os travesseiros sofrem com a absorção de resíduos, secreções e sujeiras diversas, confira quando fazer a troca

De maneira geral, a nossa cama necessita de diversos cuidados para garantir a conservação dela e de nossa saúde. Isso inclui os travesseiros que utilizamos, os quais precisam ser trocados periodicamente. Porém, dependendo do modo de uso e do estado deles, podem haver dúvidas quanto ao melhor momento para essa troca. Com isso, o SaúdeLab vai mostrar qual o intervalo ideal para substituir os travesseiros.

A princípio, os travesseiros são como todo objeto que usamos no dia a dia. Com o tempo, ele vai ficando cada vez mais sujo e gasto. Sendo assim, surge a necessidade de adotarmos os cuidados corretos com eles, e um dele é em relação a sua durabilidade. Ela precisa ser conservada ao máximo, porém eventualmente chega o momento em que é necessário substituir os travesseiros por outros.

Sinais de um travesseiro muito gasto

Antes de mais nada, para poder substituir os travesseiros no período certo, é preciso ficar de olho no estado em que eles se encontram. Para isso, existem diversos sinas e indicadores de desgaste e velhice. Dentre eles estão as manchas, que costumam aparecer tanto por velhice quanto por exposição e absorção de secreções do corpo.

A forma do travesseiro também pode ser um forte indício sobre o estado dele. Se ele for facilmente dobrável, ou não retornar a forma original após uma deformação, pode ser que já seja hora de trocá-lo. De maneira geral, se o travesseiro estiver te trazendo algum desconforto ou prejuízo, significa que a integridade e função deles provavelmente foram comprometidos.

Em qual momento devo substituir os travesseiros?

Tendo em mente os indicativos de um travesseiro gasto, é possível compreender a importância de realizar trocas periódicas dele. Todos os dias, os travesseiros sofrem com a absorção de resíduos, secreções e sujeiras diversas, os quais vão se acumulando com o tempo. Ao mesmo tempo, esse acúmulo favorece o desenvolvimento de ácaros e microrganismos que podem causar alergias e outros problemas de saúde, além de prejudicar o sono.

Sob esse ponto de vista, fica evidente que os travesseiros possuem uma determinada vida útil. Esta por sua vez, pode variar de acordo com o tipo e estado do travesseiro. Os que não possuem proteção anti-ácaros, por exemplo, precisam ser trocados com maior frequência, assim como os que são expostos a condições mais atípicas. Contudo, em termos gerais, é preciso substituir os travesseiros semestralmente ou até a cada 2 anos.

Principais cuidados de conservação

Por mais que os travesseiros tenham um limite de durabilidade, existem alguns hábitos e cuidados que ajudam a conservar o estado deles, estendendo a sua vida útil o máximo possível. Sob esse ponto de vista, talvez o cuidado mais essencial seja a higienização. Esta pode ser feita até mesmo com uma máquina de lavar, desde que a lavagem seja cuidadosa e realizada periodicamente.

Por fim, para conservar o travesseiro, também é preciso priorizar a qualidade dele antes e depois de comprá-lo. Ou seja, dê preferência pro travesseiros que tenham uma tecnologia melhor, a fim de contribuir não só com a durabilidade dele, mas também com a manutenção de sua própria saúde. Ademais, sempre utilize ele com uma capa protetora boa, no mesmo intuito de conservação.

Leia também: É seguro utilizar máquina de lavar roupas coletiva? Saiba os prós e contra dessa prática

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação