Comer goiaba com bicho pode fazer algum mal para saúde? Saiba a verdade hoje

A princípio, a goiaba é uma fruta cujo o consumo é bastante extenso no Brasil. Muitas pessoas optam por terem sua própria goiabeira no quintal de casa. Contudo, infelizmente essa fruta pode apresentar uma larva, a qual gera a dúvida de se a goiaba afetada pode ser consumida ou não. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda se comer goiaba com bicho pode fazer algum mal para a saúde.

De maneira geral, inúmeras frutas são vulneráveis a ataques de insetos e pragas, especialmente as que são produzidas em casa, sem o uso de pesticidas. Entretanto, o bicho da goiaba é bastante comum, e para não perder os frutos afetados pela larva, as pessoas questionam se esse animal estraga ou não a goiaba para o consumo.

Conhecendo o bicho da goiaba

Antes de mais nada, para poder entender se a goiaba com bicho pode ser comida ou não, é necessário conhecer melhor o inseto que está por trás desse fenômeno. No caso, um mosca é responsável pela larva na goiaba, havendo cerca de 13 espécies diferentes. Durante seu ciclo reprodutivo, essas espécies de insetos depositam seus ovos dentro da fruta, onde a larva irá se desenvolver.

De maneira geral, os ovos são depositados dentro da goiaba para que a larva possa consumir os nutrientes da fruta após nascer. Contudo, a sua sobrevivência depende da maturação da fruta. Quanto mais madura ela estiver, melhor para a larva, pois a sua locomoção e acesso à oxigênio serão facilitados. Por outro lado, se a fruta ainda estiver verde, a larva provavelmente irá morrer dentro dela.

Comer goiaba com bicho pode causar algum problema?

Tendo em mente o ciclo de vida do bicho da goiaba, é possível perceber que, enquanto no estado de larva, a goiaba é o único ambiente em que ele habita. Além disso, a base de sua alimentação também é a polpa da mesma fruta. Com isso, boa parte da composição da larva é da própria goiaba em que ela se desenvolveu.

A primeira vista, pode ser difícil de acreditar, mas comer goiaba com bicho é um hábito inofensivo para a saúde. A larva não só têm goiaba em sua composição, mas também é ausenta de qualquer veneno. Ademais, na maioria das vezes ela não é captada pelo nosso paladar, sendo consumida pelo nosso suco gástrico rapidamente e sem percebermos.

Contudo, a ideia de que se comeu bicho de goiaba não é agradável, assim, higienize a fruta e procure parti-la antes de consumir. Observe também se há algum sinal na casca indicando a presença das larvas. Esses cuidados podem evitar que você coma acidentalmente goiaba com bicho.

Como evitar o bicho na goiaba?

Conforme fora dito, a larva surge na goiaba a partir de ovos depositados por moscas. Logo, para evitar que isso aconteça, é preciso impedir que a mosca entre em contato com a fruta. Uma das formas de se fazer isso é guardando cada fruto em sacolas individuais, para evitar que uma ou mais goiabas sejam invadidas.

Por fim, caso você tenha preferência por deixar as frutas a mostra, ou proteger sua goiabeira, também é possível fazer uma armadilha simples. No caso, basta colocar melaço, ou um suco de frutas, dentro de uma garrada pet destampada, e posicionar ela em um local estratégico. Assim, as moscas vão direcionar sua atenção para a garrafa ao invés da fruta, através de seu olfato.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915