Quando as verrugas são perigosas? Por que elas surgem? Quais os tipos? Entenda já

Você sabe se há riscos para saúde quando as verrugas aparecem no corpo? Pois bem, saber como as verrugas surgem, quais são os tipos e quando que são perigosas, é algo fundamental, isso porque elas podem ser o sintoma de alguma doença. Para isso, o site Saúde Lab escreveu este artigo, onde foram apresentadas todas as informações relevantes sobre esse assunto. Confira a seguir com mais detalhes!

Entenda mais sobre as verrugas

Todas as pessoas estão sujeitas a terem verrugas, mas a boa notícia é que na maioria dos casos as verrugas são benignas. Devido existir vários tipos de verrugas, mais de 150 tipos, elas podem ter formatos e cores diferentes, mas normalmente não causam dor.

Aliás, os aspectos, cores e texturas se diferenciam em cada uma delas. Podem ter características mais lisas ou mais ásperas. Contudo, necessitam de avaliação médica para se definir o grau de risco para câncer de pele, ou se elas são de baixo risco.

Sendo assim, as verrugas podem surgir em qualquer parte do corpo e ao longo das fases da vida. Em alguns casos podem aparecer do nada e desaparecer sem a necessidade de algum tipo de procedimento estético. Vale ressaltar que não é aconselhável se automedicar para eliminá-las de qualquer jeito. Portanto, continue lendo e confira mais informações sobre esse assunto.

Por que as verrugas surgem?

As verrugas surgem a partir do crescimento anormal da pele causado pelo vírus HPV (vírus papilomavírus humano). Vale ressaltar que esse vírus que causa as verrugas não é o mesmo das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Outrossim, quando há atritos na pele, seja por uso de colares, anéis ou com as partes do corpo (entre dedos, cotovelos, joelhos etc.).

Será que são contagiosas?

Certamente, a resposta é sim! Como o causador é um vírus, o HPV, elas podem ser passadas de uma pessoa para outro, principalmente por contatos íntimos e objetos contaminados.

Veja também: 5 erros comuns ao usar filtro solar que podem afetar sua pele e você não sabe

Quais são os tipos de verrugas que existem?

tipos de verrugas
Enfim, conheça os nevos e pintas e tipos – Imagem: Canva Pro

São vários os tipos de verrugas que existem, mas a seguir será apresentado as mais comuns:

  • Verruga plantar: também conhecida como olho de peixe que surge na região das solas dos pés;
  • Verruga anogenital: devido aparecem em regiões genitais, perianal, anal e na uretra, precisam de mais atenção, pois pode ser sinal de alguma DST. Podem ser indolores, mas também causar coceiras, desconfortos e corrimentos. O sinal de alerta é se seu aspecto for parecido com a couve-flor ou crista de galo. Mas, independentemente do aspecto, o médico deve ser consultado o mais rápido possível.
  • Verruga comum: como o nome sugere, é um tipo de verruga que mais se desenvolve nas pessoas e não apresenta risco algum à saúde, apenas podem estar causando um desconforto em regiões de atrito, como axilas, cotovelos, dedos e joelhos;
  • Verruga filiforme: possui esse nome por causa do seu formato alongado, também é benigna e surge em pessoas com baixa imunidade e/ou que tenham mais de 60 anos.

Em quais casos a verruga é perigosa?

Embora a verruga na maioria dos casos possa ser inofensiva, ou seja, que não seja prejudicial à saúde, em alguns casos ela pode ser sinal de algo mais grave. De modo geral, todas as verrugas devem ser analisadas pelo médico dermatologista, de preferência. É esse profissional que vai investigar e indicar soluções para cada caso, suspeito ou não, de gravidade da verruga.

Às vezes podem surgir sinais na pele do corpo, que no caso, podem ser os “nevos, acrocórdons, ceratoses seborréicas, ceratoses actínias e até mesmo alguns cânceres de pele (carcinomas e melanoma)”, como descreve o Dr. Jonh Veasey, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por isso, é fundamental que se faça uma avaliação médica criteriosa e diagnosticar a lesão na pele, assim que surgir, e definir se é realmente verruga benigna ou não. Aliás, esta etapa é essencial.

É possível eliminar uma verruga?

Sim, existem várias maneiras de retirar uma verruga, mas lembre-se de que esse procedimento deve ser feito por um profissional e não por você em casa. Entre as maneiras de retirar uma verruga estão o uso de nitrogênio líquido, raspagem, lasers e ácidos, por exemplo.

Lembre-se, a automedicação para eliminar verrugas pode ser perigosa para sua saúde, além do mais, ela precisa ser classificada como baixo ou alto risco. Em outras palavras, o tratamento é indicado conforme a gravidade, se ela é inofensiva ou câncer de pele.

Vacina HPV

A vacina para prevenção de HPV é uma opção para evitar perigos para a saúde e diminuir riscos de câncer de colo de útero. Contudo, ela também reduz as chances de evolução maligna nas verrugas anogenitais, os condilomas acuminados. Ademais, os exames ginecológicos (Papanicolau) não devem ser negligenciados na saúde da mulher, ele deve ser feito anualmente, ou à critério médico ou de Enfermeiro(a). Para mais informações, busque uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e confira seu calendário vacinal par atualizar as vacinas possíveis.

Veja também: Já sofreu com furúnculo? Entenda suas causas e evite que reapareça

HPV: O QUE VOCÊ DEVE SABER?

Confira mais informações com a Infectologista, Dra. Helena Rangel Esper, CRM SP: 115186.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 200