Book Appointment Now
Quantas vezes por semana tem que lavar o banheiro? Aprenda a higienizar do jeito certo
Sem dúvidas, a limpeza é uma hábito extremamente importante para a manutenção da saúde e do bem estar. Essa importância é ainda maior em cômodos como o banheiro, que necessita de bastante atenção em cada aspecto do processo. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar quantas vezes por semana tem que lavar o banheiro e todos os detalhes dessa atividade tão importante.
A princípio, a frequência de uso e a exposição do banheiro pode gerar dúvidas em relação a limpeza dele. Por isso é importante ficar por dentro das formas de limpeza, dos produtos corretos, e de quantas vezes é preciso realizar a tarefa. Dito isso, aprenda a higienizar do jeito certo e deixar seu banheiro sempre limpo.
A frequência ideal de limpeza
Antes de mais nada, para lavar o banheiro na frequência certa, é preciso antes estabelecer tipos de limpeza diferentes. A primeira delas é a limpeza leve, que pode ser feita todos os dias. Ela se resume na organização do ambiente, descarte do lixo e uma limpeza básica do vaso e da pia, utilizando produtos desinfetantes e pouca quantidade de água.
Enquanto isso, a limpeza profunda do banheiro é um processo mais completo, e precisa ser feito uma vez por semana. Nela, predomina-se o uso da bucha, sabão e mais produtos desinfetantes e água, para efetuar uma limpeza mais eficiente de todo o ambiente. Por fim, a cada quinze dias ou uma vez por mês, também é necessário realizar uma faxina no banheiro, para limpar o teto, janelas, luminárias e similares.
Principais produtos para lavar o banheiro
A princípio, um dos produtos mais utilizados ao lavar o banheiro são os desinfetantes. Eles atuam na eliminação de microrganismos e perfumam todo o ambiente. Assim, ele pode ser utilizado em diversas superfícies, porém as que são mais sujas que o normal, como o vaso sanitário, precisam de produtos adicionais. Um desses é a água sanitária, que se usada com moderação e cautela, contribuem para a higienização do ambiente.
Se você for uma pessoa que gosta de optar por soluções caseiras, é possível fazer algumas misturas úteis. Para lavar a pia, por exemplo, é possível usar uma mistura de água, bicarbonato e sódio e vinagre de álcool. Assim, junte 1 litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato e acrescente o vinagre, que pode ser 100ml. Essa mesma mistura pode ser usada para desentupir ralos e a pia. Ademais, o bicarbonato por si só também é útil para lavar a superfície externa do vaso sanitário.
Outras dicas importantes de limpeza
De antemão, os instrumentos de limpeza são tão importantes quanto os produtos. Por isso, certifique-se de estar devidamente equipado no processo, começando por luvas para o manuseio e aplicação de cada um. O mesmo vale para borrifadores que ajudam a economizar e aplicar.
Por fim, esponjas, panos e escovas exercem funções de espalhar o produto nas superfícies para que possa agir, e remover o excesso deles ao final de cada etapa. A diferença entre eles está apenas no modo de uso. Nesse sentido, a bucha e a escova são feitas para esfregar superfícies diferentes. Enquanto isso, panos limpos e de microfibra são mais macios, sendo mais apropriados para partes mais delicadas do processo. E não se esqueça de guardar seu material de limpeza do banheiro separado dos demais, eles devem ser de uso exclusivo desses ambientes.
Gostou de saber das dicas simples e fáceis para cuidar da sua casa? Acompanhe diariamente para aprender outros truques aqui no SaúdeLab.