Quem tem diabetes pode comer abacate? Saiba se a fruta é aliada ou não

Um dos motivos pelos quais o abacate é tão único é a sua variedade de propriedades

A princípio, pessoas que sofrem de diabetes precisam ficar atentas constantemente com o que elas consomem no dia a dia, e principalmente com a quantidade. O problema é que até quem já está condicionado a diabetes à muito tempo desconhece os efeitos de certos alimentos nessa condição. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, veja se quem tem diabetes pode comer abacate, e saiba se a fruta é aliada ou não.

Do ponto de vista nutricional, existe muita confusão e polêmica ao redor do abacate. Ele apresenta diversas propriedades benéficas para a saúde, mas há quem diga que ele é prejudicial em alguns casos. Um desses casos seria a diabetes, que conforme fora dito, realmente pode limitar a alimentação. Resta então entender se quem tem diabetes pode comer abacate com segurança, ou se ela está na lista de comidas contraindicadas.

Que tipo de alimento é ruim para a diabetes?

Basicamente, a diabetes é uma condição de saúde em que a produção ou aproveitamento da insulina é debilitada ou prejudicada de alguma forma. No caso, a principal função da insulina é regular os níveis de glicose no sangue, que quando elevados podem levar à inúmeros problemas de saúde. Como o diabético não consegue fazer esse controle apropriadamente, ele depende de uma alimentação balanceada para não elevar a glicemia drasticamente.

Mas quais são as comidas que precisam ser evitadas? De maneira geral, o principal composto por elevar a glicemia são os carboidratos. Ou seja, não são apenas os doces que o diabético precisa evitar. Alimentos industrializados, carnes embutidas e até algumas frutas são contraindicadas. Por isso há algumas pessoas ficam na dúvida de se quem tem diabetes pode comer abacate mesmo.

Leia mais: Sintomas da pré-diabetes: conheça os sinais de alerta e ações preventivas necessárias

Quem tem diabetes pode comer abacate ou não?

Felizmente sim, não nenhum problema no consumo do abacate por parte dos diabéticos. Ele é considerado uma fruta com baixa quantidade de carboidratos, e portanto não provoca um aumento significativo da glicemia. Mas uma das polêmicas ao redor do abacate é que ele é uma fruta calórica. E como ele não é rico em carboidratos, boa parte das calorias do abacate se dá pela presença de gorduras.

Sempre ouvimos falara da importância de evitarmos alimentos gordurosos, visto que eles são responsáveis por inúmeros problemas cardiovasculares. Entretanto, as gorduras da abacate são diferentes das de carnes vermelhas e frituras. Elas são de altíssima qualidade, e consideradas muito benéficas para a saúde. Portanto não só quem tem diabetes pode comer abacate, como todos nós podem tirar proveito dessa fruta.

Principais benefícios do abacate para a saúde

  • Contém antioxidantes: além das gorduras, o abacate também é muito rico em compostos antioxidantes. Estes por sua vez combatem os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
  • Controla os níveis de colesterol: uma das vantagens das gorduras do abacate é que, ao contrário de outros tipos de gorduras, elas podem ajudar na regulação do colesterol, promovendo a saúde cardiovascular.
  • Combate o estresse: voltando aos compostos antioxidantes, especificamente a glutationa, eles também são capazes de reduzir a quantidade de cortisol no organismo, que é um hormônio causador do estresse.
  • Tem ação anti-inflamatória: além de antioxidante, o abacate também é anti-inflamatório. Logo, ele pode ajudar a combater doenças inflamatórias como a gastrite, artrite, hepatite e similares.

Leia mais: Qual o melhor chá para baixar a diabetes? Escolha a melhor opção

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação