Quem tem diverticulite pode comer queijo? Entenda as restrições

A diverticulite requer algumas mudanças na alimentação para ser devidamente tratada

Sem dúvidas, a nossa alimentação afeta a saúde do nosso organismo em quase todo aspecto possível. Com isso, quando estamos adoecidos, não podemos deixar considerar ela como uma possível aliada. A diverticulite, por exemplo, é uma condição que precisa de cuidados em relação à dieta. Portanto venha com o SaúdeLab e saiba se quem tem diverticulite pode comer queijo.

A princípio, os queijos são um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Eles combinam com inúmeros pratos, além de obviamente poderem ser consumidos sozinhos. Do ponto de vista nutricional, eles tem alguns benefícios, por serem derivados do leite. Entretanto, em algumas situações e condições de saúde, essa mesma característica pode vir a ser um problema.

Diverticulite: o que é, quais as causas e sintomas?

Em um aspecto geral, a diverticulite é uma doença que afeta o nosso trato gastrointestinal. Contudo, o termo se refere à uma inflamação que acomete o divertículo em específico. Este por sua vez é um tipo de cavidade localizada principalmente no intestino grosso, mas não é intrínseca do nosso corpo. Na realidade, ela pode se desenvolver com o passar do tempo, por fatores genéticos ou através de maus hábitos alimentares.

Por ser uma cavidade no intestino grosso, o divertículo pode acumular fezes e outros detritos, visto que o órgão participa da evacuação. Quando isso ocorre, a estrutura é acometida por microrganismos diversos e sofre com infecções e inflamações, definindo a diverticulite. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática, mas quando há sintomas, os principais costumam ser:

  • Fezes com sangue
  • Dores abdominais
  • Dificuldades ao urinar
  • Náuseas
  • Sangramentos
  • Constipação intestinal ou diarreia
  • Fístulas
  • Febre
  • Vômitos

Leia mais: Quem tem diverticulite pode comer banana? Fique por dentro dos detalhes

Quem tem diverticulite pode comer queijo?

Como ela afeta a saúde do intestino, um órgão que faz parte do sistema digestivo, é preciso questionar se quem tem diverticulite pode comer queijo e similares para evitar que a doença se agrave. Infelizmente, tanto o queijo quanto o leite e seus outros derivados devem ser evitados por quem tem diverticulite. Isso se dá pelo fato de que eles são alimentos gordurosos.

De maneira geral, as gorduras são compostos um pouco difíceis de serem digeridos, e que provocam inflamações. Ademais, o leite e derivados levam à formação de gases no intestino. Esse conjunto de características faz com que alimentos desse tipo piorem os sintomas da diverticulite, especialmente as dores abdominais. Portanto não há como afirmar que quem tem diverticulite pode comer queijo com segurança.

O que deve ser incluído e evitado na dieta?

Agora que você sabe do problema do queijo para a diverticulite, obviamente é preciso evitar quaisquer alimentos que sejam gordurosos. O mesmo pode ser dito de comidas muito industrializadas ou processadas, ou que provocam gases intestinais. Esse costuma ser o caso dos fast-foods, frituras, carnes embutidas e doces industrializados, mas também vale para alimentos como ovos, brócolis, aspargos, repolho e cebola, por exemplo.

Para melhorar a diverticulite, a prioridade deve ser os alimentos que são fáceis de digerir. Com isso, frutas que a princípio são benéficas se tornam prejudiciais por serem ricas em fibras, as quais dificultam a digestão. Sob esse ponto de vista, sucos, caldos, chás e outros alimentos líquidos são boas adições na dieta. Ademais, carnes brancas, gelatinas, vegetais bem cozidos e iogurtes acabam tendo propriedades similares nesse sentido.

Leia mais: Dieta para Diverticulite: saiba quais alimentos são liberados e quais não podem ser consumidos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação