Quem tem gastrite pode comer tomate? A resposta vai te surpreender

Mesmo sendo considerado muito saudável, o tomate é contraindicado em alguns casos

Você conhece alguém que sofre ou já sofreu de gastrite? Talvez você até seja esse alguém, visto que ela é uma condição muito comum. O problema é que nem todo mundo consegue seguir os cuidados com a gastrite à risca, os quais envolvem muito a nossa alimentação. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra se quem tem gastrite pode comer tomate, e fique por dentro de seus efeitos na doença.

De antemão, o tomate é um alimento bastante presenta na dieta das pessoas. Ele pode ser empregado em todo tipo de receita, especialmente molhos e saladas. Ademais, ele também é rico em nutrientes diversos, que costumam ser benéficos para o nosso organismo. Entretanto, uma condição de saúde como a gastrite pode fazer com que até os alimentos mais saudáveis se tornem prejudiciais.

Quem tem gastrite pode comer tomate?

A princípio, podemos resumir a gastrite como um problema gástrico em que a mucosa do estômago se encontra irritada ou inflamada. Consequentemente, a alimentação acaba sendo uma das principais formas de combater a gastrite, mas apenas se soubermos quais comidas são consideradas boas e quais não são. Nesse aspecto, infelizmente quem tem gastrite não pode comer tomate.

Mas qual é o motivo por trás disso? Basicamente, o tomate é considerado um alimento ácido. Com isso, ele é capaz de estimular a acidez do nosso estômago, o que por sua vez piora as irritações e inflamações causadas pela gastrite. Dependendo do caso, quem tem gastrite pode comer tomate em pouquíssimas quantidades para aproveitar a vitamina C dele, só que na maioria das vezes ele é contraindicado.

Leia mais: Tomate faz mal para os rins? Descubra os cuidados indispensáveis no consumo

Quais outros alimentos são considerados ruins?

Agora que você sabe que quem tem gastrite não pode comer tomate, vale a pena conferir outras comidas que também são problemáticas. Como o tomate faz mal por causa de sua acidez, frutas cítricas como o limão e a laranja acabam sendo contraindicados pelo mesmo motivo. Contudo, os alimentos ácidos estão longe de ser os únicos responsáveis por agravar a gastrite.

De maneira geral, qualquer comida que é difícil de ser digerida, como é o caso de alimentos industrializados, gordurosos ou ricos em açúcar, também promove a acidez do estômago. Só que esses exemplos em específico ainda apresentam outro problema, que é a sua ação inflamatória. E como a gastrite é uma doença inflamatória, o consumo desses alimentos irá apenas perpetuar ela.

E o que incluir na dieta para melhorar e tratar a gastrite com segurança?

Por fim, tão importante quanto conhecer os alimentos prejudiciais para a gastrite, é saber o que comer para amenizar a doença. No caso, as melhores adições em uma dieta para a gastrite são alimentos naturais leves. Ou seja, frutas e vegetais são excelentes escolhas. Mas além deles, alimentos ricos em fibras, como a chia, linhaça e cereais integrais, também costumam beneficiar muito o estômago afetado por gastrite.

Leia mais: Quem tem ferritina alta pode comer tomate? Muita atenção agora

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação