Quem toma remédio de pressão pode beber cerveja ou não? Saiba tudo agora mesmo!

Entenda a cerveja consegue afetar o funcionamento dos medicamentos para pressão

Atualmente, problemas na pressão arterial são algo extremamente comum. O principal motivo por trás disso são os hábitos alimentares e de vida que desenvolvemos com o tempo. Porém um desses hábitos, que é o consumo de bebidas alcóolicas, é conhecido por interferir até no tratamento para essa problema. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se quem toma remédio de pressão pode beber cerveja ou não.

Sabemos que as bebidas alcóolicas, especialmente a cerveja, costumam ser muito prejudiciais para a nossa saúde, se consumidas excessivamente. Afinal, o álcool é uma substância extremamente tóxica. Mas o que nem todo mundo sabe é que a composição química dele pode afetar o mecanismo e funcionamento de determinados medicamentos. Logo, é preciso considerar a possibilidade de que quem toma remédio de pressão não pode beber cerveja.

Relação entre o álcool e a pressão arterial

Antes de falar sobre como o álcool pode afetar os medicamentos, vale entender os efeitos dele sob a própria pressão arterial. Conforme fora dito, o consumo de bebidas alcóolicas é um dos hábitos de vida que está relacionado com problemas na pressão. No caso, quem faz esse consumo de forma frequente tem muito risco de desenvolver a hipertensão, condição onde a pressão arterial se encontra acima do normal.

Existem outros fatores que podem causar a hipertensão, mas quando o problema são as bebidas alcóolicas, a responsabilidade é, obviamente, o álcool. Essa substância faz com que o tecido dos vasos sanguíneo fique mais rígido. Consequentemente, a circulação de sangue pelo corpo acaba sendo dificultada, provocando bastante a elevação da pressão arterial.

Leia mais: Quem toma losartana pode tomar cerveja? Entenda se há alguma relação

Quem toma remédio de pressão pode beber cerveja?

Não faltam opções de medicamentos para tratar os problemas de pressão arterial, especialmente a hipertensão. A vantagem dessa variedade é os mecanismos de ação deles também são diferentes. Mas infelizmente, na grande maioria das vezes, quem toma remédio de pressão não pode beber cerveja, porque ela pode afetar tanto a própria pressão, conforme fora dito, quanto o funcionamento dos medicamentos.

No caso, acredita-se que o álcool pode reduzir a eficiência do remédio para pressão arterial, dependendo de qual for o medicamento. Ademais, a via metabólica do álcool e desses medicamentos muitas vezes são a mesma. Com isso, a cerveja pode não só reduzir a eficiência desse tipo de tratamento, como também pode agravar ainda mais a própria pressão arterial.

Medicamentos caseiros são uma boa alternativa para essa questão

Tendo em mente que a quem toma remédio de pressão não pode beber cerveja, você obviamente deve cortar o consumo dela se esse for o seu caso. Porém melhor que isso é substituir as bebidas alcóolicas por remédios caseiros para pressão arterial. Um dos principais exemplos são os sucos, em específico os sucos de frutas cítricas como o limão e laranja, as quais são conhecidas pelos seus efeitos hipotensivos.

Leia mais: Alimentos que baixam a pressão: 30 opções saudáveis para consumir no dia a dia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação