Quem toma losartana pode tomar cerveja? Entenda se há alguma relação

Bebidas alcóolicas costumam interferir nos efeitos de determinados medicamentos

A princípio, a losartana é um medicamento muito empregado e consumido atualmente. Ela costuma ser bastante segura e eficiente no que ela se propõem à resolver. Contudo, uma dúvida muito comum é de se essas qualidades delas são alteradas se for empregada com bebidas alcóolicas. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem toma losartana pode tomar cerveja ou não.

Todo medicamento possui funções, composições e mecanismos específicos. Com isso, medicamentos com a mesma finalidade podem ter impactos e eficiências diferentes na nossa saúde. O problema é que os químicos que permitem que eles tenham essas características podem interagir com diversos fatores. Um deles costuma ser as bebidas alcóolicas, visto que elas são contraindicadas para muitos tratamentos.

Quando a losartana deve ser empregada?

Conforme envelhecemos, a nossa condição de saúde vai se alterando drasticamente. Uma das formas em que isso ocorre é através da elevação da pressão arterial, que costuma subir naturalmente com o passar do tempo. Esse fenômeno se dá por causa de um composto chamado angiotensina II. Ele causa o aumento da pressão, e sua produção no organismo sobe juntamente com a nossa idade.

E o que a losartana tem a ver com tudo isso? De maneira geral, ela é responsável por bloquear os receptores da angiotensina. Ou seja, ela é um medicamento capaz de impedir o aumento da pressão arterial, prevenindo e combatendo a hipertensão. Mas é importante salientar que a forma com a qual isso ocorre só é eficiente para casos específicos. Não é todo quadro de hipertensão que pode ser revertido através dela.

Leia mais: Losartana faz mal para o fígado? Entenda os possíveis efeitos colaterais

Quem toma losartana pode tomar cerveja ou não?

De antemão, a losartana possui algumas contraindicações próprias. Por exemplo, pessoas que possuem problemas hepáticos ou renais, e mulheres gestantes devem tomar cuidado ao usar o medicamento, o qual só deve ser feito sob a orientação médica. Com isso, acaba sendo comum a dúvida de se quem toma losartana pode tomar cerveja, já que bebidas alcóolicas costumam interferir no funcionamento de certos medicamentos.

Felizmente, não há nada que estabeleça uma relação entre o álcool e problemas com a losartana. O máximo que pode ocorrer é o álcool favorecer a queda da pressão arterial, o que pode levar a hipotensão em algumas pessoas. Mas no aspecto geral, quem toma losartana pode tomar cerveja com segurança sim, desde que seja com moderação.

Bebidas alcóolicas geralmente contribuem para a hipertensão

Mesmo que o álcool não seja um problema para a losartana, ele costuma sim ser prejudicial para a pressão arterial. Ao contrário do que ocorre quando a pessoa está sob o uso do medicamento, bebidas alcóolicas, especialmente as cervejas, contribuem para a elevação da pressão. Portanto o consumo de cerveja deve ser evitado independente de se a pessoa sofre ou não de hipertensão.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode comer ovo? Entenda todos os riscos que você corre

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação