Shampoo antirresíduos pode ser usado sempre ou não? Veja qual a frequência certa

Evite prejudicar os fios de cabelo com uso errado do produto

De maneira geral, todo cabelo precisa de cuidados e manutenção, independente do tipo ou estilo. Para esses processos, muitas vezes é necessário a aplicação de produtos, como o shampoo antirresíduos. Porém, para usar ele corretamente, você deve ficar por dentro de alguns detalhes. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar tudo sobre o shampoo antirresíduos, e se ele pode ser usado sempre ou não.

 

A princípio, os produtos para cabelo exercem suas funções através de ações químicas. Contudo, essa ação pode variar muito de um produto para outro, graças as diferenças em suas composições. Logo, nós precisamos ter conhecimento a respeito do modo de uso correto deles, a fim de garantir que eles cumpram com suas funções sem apresentar algum risco para o cabelo.

O que é um shampoo antirresíduos?

A primeira vista, nota-se que nosso cabelo está sempre exposto a condições diversas do nosso dia a dia. Com isso, para auxiliar nisso, adotamos o costumo de lavar ele periodicamente, utilizando diferentes produtos. Porém, além das lavagens não retirarem 100% das impurezas presentes nos fios, os próprios produtos também geram um acúmulo de detritos. É nesse fenômeno que o shampoo antirresíduos exerce uma função importante.

Com uma composição de pH alcalino, o shampoo antirresíduos possui a capacidade de abrir a cutícula dos fios de cabelo. Através dessa ação, ele consegue realizar uma limpeza mais profunda, eliminando os resíduos que se acumularam no cabelo, e diminuindo a oleosidade dele. Resumidamente, ele funciona como um potente higienizador capilar.

Qual a frequência de uso ideal?

Conforme fora dito, o shampoo antirresíduos apresenta um pH alcalino. Logo, a exposição excessiva à esse produto pode gerar problemas capilares consideráveis. Dentre eles, o principal é o ressecamento, que leva a perda do brilho e maleabilidade dos fios. Portanto, para evitar isso, é importante saber a frequência correta de uso, que varia entre os tipos de cabelo.

Primeiramente, como o produto é eficiente na redução da oleosidade, as pessoas que possuem cabelos oleosos podem utilizar ele semanalmente. Caso contrário, a frequência de uso para pessoas com cabelos regulares é de uma vez a cada 2 semanas. Por outro lado, cabelos secos ou coloridos precisam reduzir essa frequência, limitando o uso para uma vez ao mês, para evitar que os fios fiquem ressecados demais.

pessoa escolhe Shampoo antirresíduos
Entenda a importância de usar o shampoo antirresíduos com moderação. Foto: Pexels

Outras dicas importantes para o uso correto

Antes de mais nada, quando for utilizar o shampoo antirresíduos, saiba que ele precisa estar substituindo o shampoo comum durante a lavagem. Contudo, com exceção da frequência de uso, a aplicação de ambos é bastante similar, se resumindo em um processo bem simples.

Para usar o produto, aplique ele pelo couro cabeludo, utilizando as pontas dos dedos para espalhar e massagear ao mesmo tempo. Depois de alguns instantes nesse processo, enxague bem o cabelo e aplique um condicionador em seguida. Assim, você garante que o shampoo antirresíduos cumpra sua função, e aproveita a ação do condicionar para fechar as cutículas dos fios.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação