Quais os principais sintomas da tuberculose? Sempre tem tosse?

A tuberculose por muito tempo foi uma doença bastante letal. Com o avanço da medicina, ela foi se tornando cada vez mais controlável e tratável. Contudo, ela segue sendo uma doença preocupante, com a qual precisamos estar sempre atentos. Venha com o SaúdeLab e conheça os principais sintomas da tuberculose.

Sem dúvidas, com a pandemia do Covid-19, podemos perceber a gravidade que uma doença respiratória pode atingir. Além das inúmeras mortes causadas pelo vírus, ele também fragilizou a saúde de muitas pessoas, especialmente a sua saúde pulmonar. Dessa forma, doenças como a tuberculose, que já são mais graves em pessoas debilitadas, ganharam ainda mais força.

Transmissão e tipos de tuberculose

Primeiramente, antes de falar sobre a tuberculose, é preciso conhecer um pouco sobre essa doença e sua transmissão. De acordo com o Ministério da Saúde é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.

De maneira geral, a tuberculose é uma doença bacteriana, podendo ser transmitida através do ar e a bactéria pode ser depositada nas superfícies, objetos de uso pessoal e roupas, por exemplo. Logo, quando uma pessoa com tuberculose espirra ou tosse, as pessoas no mesmo ambiente estão sujeitas ao contato com a bactérias causadora doença, podendo serem infectadas.

Na grande maioria das vezes, a tuberculose é uma doença que afeta principalmente o pulmão. Contudo, dependendo do caso, ela pode afetar outras partes do nosso corpo, levando a tuberculose a ser classificada em:

  • Pulmonar, que acomete os pulmões.
  • Miliar, que causa o aumento do baço, fígado e outros órgãos.
  • Óssea, que afeta os ossos, causando fortes dores que se concentram na coluna.
  • Ganglionar, que acomete os gânglios, conhecidos também por linfonodos, causando o inchaço deles.
  • Meníngea. que afeta o sistema nervoso central e as meninges, tendo dor de cabeça como um dos sintomas.

Principais sintomas da tuberculose pulmonar

Tosse prolongada

Esse sintoma com duração de até 3 semanas é o sintoma mais marcante da tuberculose. Ela pode apresentar catarro ou não, porém em casos graves, pode haver sangue e pus.

Indisposição

Outro sintoma bastante presente na tuberculose é o cansaço.

Febre

Geralmente, a febre causada pela tuberculose se manifesta mais a tarde do que em outros períodos.

Excesso de suor

Por outro lado, esse sintoma costuma ocorrer durante a noite, especificamente na hora de dormir. Dessa forma, a pessoa acaba acordando muito suada, com a roupa e cama bem molhados.

Perda de peso

Muitas vezes a tuberculose também leva a perda de peso indesejada, fazendo com que a pessoa emagrece consideravelmente. Somado a isso, também há a falta de apetite, que agrava essa condição.

Apesar da tosse ser o sintoma mais clássico da tuberculose, a perda de peso, suor noturno e febre são mais constantes entre os casos dessa doença.

Como tratar e se prevenir da tuberculose?

Conforme fora dito, a tuberculose é transmitida através do ar infectado com a bactéria, em decorrência a tosse e espirro de alguém que já está com a doença. Ou seja, é muito importante tomar cuidado com o contato que você tiver com essas pessoas.

Ademais, mesmo que você more com alguém que tem tuberculose, mas não manifestou sintomas, é preciso ter atenção com os utensílios e demais artigos de uso pessoal, apesar de não haver comprovação científica de contágio por eles.

Em suma, o importante para prevenção é evitar o contato com pessoas e ambientes contaminados. Opte por deixar a casa ventilada, com incidência de luz solar, as bactérias que causam a doença são sensíveis a essas ações.

Porém, caso você já esteja demonstrando sintomas, é muito importante consultar médicos especializados, como pneumologistas, infectologistas e clínicos gerais. Eles saberão tomar a abordagem correta e, caso necessário, poderão iniciar o tratamento.

Leia mais: Quais as causas da asma? O que piora as crises? Saiba tudo agora

TUBERCULOSE: O QUE É?

A Infectologista, Dra. Helena Rangel CRM 115186, traz outras informações importantes sobre essa doença tão frequente no Brasil!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915