Solidariedade: na última sessão de quimioterapia mulher recebe homenagens de desconhecidos

Entenda como funciona o tratamento de quimioterapia os principais sintomas

Receber o diagnóstico de câncer de mama não é nada fácil, enfrentar um tratamento difícil como a quimioterapia é mais complicado ainda. Essa é uma doença que mexe muito com seu corpo e autoestima. Porém, a técnica em prótese dentária Maria Helena, 52 anos, que mora em Goiânia (GO), celebrou o fim da primeira fase do seu tratamento e recebeu muito carinho em troca. Entenda com SaúdeLab, como funciona a quimioterapia é porque ele faz parte do tratamento de câncer.

Maria Helena recebeu muito carinho nas ruas

No mês de março deste ano, a técnica em prótese dentária, Maria Helena, 52 anos, foi diagnosticada com câncer de mama. Neste período ela teve que passar por oito sessões de quimioterapia na primeira fase do tratamento.

De acordo com Carol, filha de Maria, a mãe teve muitos efeitos colaterais durante o tratamento, e por conta de todo esse processo doloroso. A família decidiu fazer uma homenagem à mãe por chegar ao fim nesta primeira etapa na batalha para vencer o câncer.

No dia da sua última sessão, Maria foi surpreendida com uma mensagem escrita na janela de trás do seu carro. “Minha última quimioterapia, buzine!”. Foi dessa forma que ela voltou para casa, recebeu carinhos, aplausos de vários motoristas ao longo do trajeto.

Além da frase, o carro estava enfeitado com balões no teto, e café da manhã especial. Em casa ganhou flores e muito amor de sua família que comemorou o fim da primeira fase de seu tratamento.

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é um tratamento de medicamentos que vão destruir células doentes que foi responsável pela formação do tumor ou que se multiplicam. Ou seja, ela atua antes e depois da cirurgia. Estes medicamentos ao misturar com sangue que está no seu corpo, ele é levado para todas as partes. Esse medicamento caminha por todo corpo para destruir as células doentes e tem a função também de impedir que elas se espalhem para outras partes do corpo.

O tratamento pode ser realizado de diferentes maneiras, pela via bucal, intramuscular, intracraneal, ou tópico (sobre pele ou na mucosa). A duração desse processo deve ser planejada de acordo com cada doença e paciente. Por isso o médico saberá o que é mais indicado para você.

Geralmente, os efeitos colaterais da quimioterapia são fraquezas, diarreia, feridas na boca, queda de cabelo, pelos e enjoo e vômitos. Quando o paciente estiver em tratamento ele deve manter a sua rotina normalmente, mas, deve evitar lugares abafados, fechados e com aglomeração

Leia também: A luta contra o câncer não pode ter trégua

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação