Conheça a taioba e seus benefícios, como usar e efeitos colaterais

Planta comestível de sabor marcante e cheia de nutrientes saudáveis

A Taioba, ou Xanthosoma sagittifolium, é uma planta advinda da América do Sul. É bastante popular na culinária porto-riquenha, e no Brasil tem maior presença na região sudeste. Conhecida como orelha-de-elefante, macabo ou taiá, a hortaliça é cheia de benefícios para quem deseja uma vida mais saudável.

Essa hortaliça saudável possui propriedades que podem colaborar para controlar doenças que afetam as vidas de muitas pessoas. Entre elas, estão a osteoporose e a anemia. Além disso, também coopera para melhorar o sistema imune, a pele e o trânsito intestinal. Ou seja, seu consumo tem diferentes vantagens!

Características da Taioba

A Taioba pode se desenvolver em quase todas as regiões brasileiras, não sendo uma planta exigente em relação ao solo. Pode ser encontrada em hortas, brejos e margens de córregos. Quanto à temperatura, são preferíveis ambientes quentes e úmidos, e o tempo frio não é bem tolerado pela Taioba.

É de grande importância destacar que existem dois tipos, a Taioba comestível e a versão “brava”. Essa última não pode ser ingerida, pois tem propriedades tóxicas ao organismo. Para diferenciá-las, é necessário lembrar que a Taioba comestível tem folhas grandes e verdes, enquanto a outra tem talos roxos.

Veja também: Conhece a Losna? Descubra benefícios, como usar e efeitos colaterais

Quais os seus benefícios?

pé de taioba
Veja as características da taioba comestível. Canva PRO

A planta tem muitos benefícios para a saúde, podendo ser usada para aumentar a concentração de vitaminas e desintoxicar o fígado, por exemplo.

Confira alguns benefícios da Taioba:

  • ajudar no emagrecimento, pois tem poucas calorias e gera sensação de saciedade;
  • melhorar o trânsito intestinal por sua alta concentração de fibras;
  • prevenção da osteoporose, devido a sua quantidade de cálcio;
  • combate à anemia, já que contém ferro em sua composição;
  • melhorar a saúde ocular, pois possui vitamina A, a qual ajuda na prevenção de doenças dessa origem;
  • controla a pressão arterial, já que possui potássio, um mineral com ação vasodilatadora para evitar a pressão muito elevada;
  • fortalecimento do sistema imune, pois contém muitas vitaminas, como as vitaminas A, C e D;
  • ajuda a desintoxicar o fígado, por sua produção de bile
  • coopera para cabelos e peles mais jovens, devido à presença de vitamina A;
  • ação antioxidante pela presença de substâncias, como a vitamina C.
prato com taioba refogada
Taioba refogada. Canva PRO

Como usar

A planta não deve ser consumida em forma de salada, e sim cozida. Isso porque são as altas temperaturas que eliminam substâncias tóxicas, como oxalato de cálcio. E esse processo se faz importante para evitar consequências de um equívoco.

Dessa maneira, pode-se consumir a Taioba refogada, cozida, acompanhando pães, tortas ou em omeletes. Pode caprichar no momento de pensar em uma receita com a verdura.

Os efeitos colaterais do consumo da hortaliça

A Colocasia antiquorum é conhecida popularmente como “Taioba brava”, e sua ingestão pode causar uma série de consequências perigosas, podendo levar o indivíduo à morte. Entre elas, estão a irritação da mucosa, náuseas, vômitos, queimação, asfixia e salivação excessiva. Seu consumo não deve ocorrer.

Quem não pode ingerir

A Taioba brava não deve ser consumida. Já a Taioba mansa, ou Xanthosoma sagittifolium, não tem contraindicações conhecidas.

Veja também: Confira a melhor forma de usar o limão como planta medicinal, ele nunca pode faltar

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação