Quais são os principais benefícios da lavagem nasal? Aprenda como fazer

A lavagem nasal não precisa ser feita apenas por quem está resfriado ou constipado

A princípio, quando ficamos resfriados ou constipados, é muito comum nós recorrermos a uma lavagem nasal. Essa técnica de fato alivia muito os problemas nasais quando estamos em alguma dessas condições. Entretanto, não precisamos utilizar ela apenas nesses momentos. Venha com o SaúdeLab e confira quais são os principais benefícios da lavagem nasal.

De antemão, os problemas nasais são bastante comuns, sendo muito recorrentes em algumas pessoas. Para elas, a lavagem nasal pode já ser um costume ou hábito de vida. Contudo, qualquer um pode praticar a lavagem. Esse tratamento não é dedicado apenas para resolver condições de saúde, mas também para beneficiar o nosso nariz como um todo.

Quais são os benefícios da lavagem nasal?

Primeiramente, dentro da nossa cavidade nasal, existem estruturas denominadas cornetos. Nele, assim como em toda a parte interna da cavidade, existe uma mucosa com cílios. Estes cílios dos cornetos, por sua vez, são responsáveis por empurras as secreções produzidas no nosso nariz, através de movimentos.

Ao compreender esse mecanismo do nosso corpo, é possível entender os benefícios da lavagem nasal. Durante o processo, o soro fisiológico, que faz a limpeza da cavidade nasal, passa a ajudar os cílios em sua movimentação. A partir disso, podemos obter diversos benefícios, como:

  • Melhor limpeza da mucosa e cavidade nasal.
  • Maior eliminação de secreções.
  • Prevenção e tratamento contra quadros infecciosos.
  • Aprimoramento no combate contra agentes alérgenos ou microrganismos danosos.
  • E alívio respiratório, principalmente.

Para quem esses benefícios são indicados?

Qualquer pessoa pode e deve tirar proveito dos benefícios da lavagem. Conforme fora dito, ela não precisa ser feita apenas por quem já está afetado por alguma constipação ou gripe. Através dela, qualquer um é capaz de manter uma boa saúde nasal. Os benefícios são ainda maiores em crianças, que apresentam uma queda ainda maior na incidência de quadros infecciosos.

Leia mais: Como desinfetar as peças do nebulizador? Veja cuidados caseiros e baratos

Como fazer a lavagem corretamente?

Antes de mais nada, é muito importante que a lavagem nasal seja feita apenas com soro fisiológico comum. Outros tipos de produtos, até mesmo o soro fisiológico com conservantes, não terão o mesmo efeito e podem ser até mesmo prejudiciais. Dito isso, para fazer a lavagem, basta acompanhar o seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, comece o processo pela organização. Ele deve ser feito sob uma pia ou recipiente qualquer, para que o soro não seja derramado.
  2. Abra o soro e introduza a ponta dele em uma de suas narinas. Certifique-se de que ela está reta e inteiramente dentro do nariz, mas sem te machucar.
  3. Mantenha a cabeça reta e a boca aberta durante o processo.
  4. Utilize a mãos para apertar o soro por poucos segundos, momento em que o líquido sairá pela outra narina.
  5. Repita o processo do outro lado.

Leia mais: É verdade que a gripe piora muito durante o período da noite? Entenda

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação