Tenente é bom para diabetes? Conheça mais sobre as propriedades dele

Existem plantas medicinais que são consideradas aliadas no controle da diabetes

Será que o tenente é bom para diabetes? Aliás, você já ouviu falar do pau-tenente? Chamado também de apenas tenente, ele é uma planta com diversos efeitos medicinais, e que pode beneficiar a nossa saúde em diferentes aspectos.

Mas dizem que ele é ainda mais proveitoso para quem sofre de diabetes. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o tenente é bom para diabetes, e conheça mais sobre as propriedades dele.

A princípio, a diabetes é uma condição de saúde que limita bastante a alimentação e alguns hábitos de vida da pessoa. Com isso, a pessoa que é diabética precisa ficar constantemente atenta com as suas refeições no dia a dia.

Isso inclui o consumo de algumas plantas e ervas medicinais,  como o pau-tenente. Algumas podem ser bastante benéficas para controlar a condição, enquanto outras apenas prejudicam ela.

Usar tenente é bom para diabetes?

Em suma, pessoas diabéticas são aquelas cujo organismo não é capaz de regular normalmente os níveis de glicose do sangue. Geralmente isso se dá por algum problema na produção ou aproveitamento da insulina, principal hormônio responsável por reduzir os níveis da glicose.

E como a glicose em excesso leva à uma série de danos, é preciso fazer o que for preciso para manter a glicemia controlada sem contar com a ação da insulina do organismo.

Sob esse ponto de vista, as plantas medicinais têm a vantagem de, geralmente, não serem ricas em carboidratos. Estes são os maiores responsáveis pelo aumento da glicemia.

Porém o tenente é bom para diabetes não apenas por causa dos seus poucos carboidratos. Acredita-se que, quando no nosso organismo, ele age como um hipoglicemiante. Isso significa que ele é capaz de reduzir a glicemia no sangue, tal como a própria insulina faz.

O pau-tenente por si só não pode ser usado como uma solução para a diabetes

Tendo em mente que o tenente é bom para diabetes por causa do seu efeito hipoglicemiante, fica claro que ele é uma ótima adição na dieta de pessoas diabéticas. Mas não é a toa que dissemos que a diabetes limita bastante a nossa alimentação.

A redução no consumo de carboidratos e outros nutrientes é imprescindível para evitar que a condição leve a problemas graves. Sendo assim, se você tem diabetes, não dependa apenas do pau-tenente para controlar ela.

Outras propriedades importantes do pau-tenente

Por fim, tão importante quanto entender porque o tenente é bom para diabetes é conhecer os outros efeitos que ele oferece para a nossa saúde. Afinal, ele é fonte de compostos antimicrobianos, antioxidantes, anti-inflamatórios e muitos outros.

Logo as suas propriedades não se limitam apenas ao controle da diabetes. Se as folhas ou cascas da planta forem usadas no preparo de um chá, por exemplo, elas podem oferecer benefícios como:

  • Prevenção e combate contra alguns cânceres
  • Promoção e proteção da saúde da nossa pele
  • Combate da má digestão e de úlceras estomacais
  • Eliminação de piolhos e alguns parasitas
  • Ajuda no combate da malária e redução de febres
  • Promoção do apetite e do trânsito do intestino
  • Auxílio nos processos de perda de peso

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação