Triglicerídeos Alto: o que significa? Quais são as causas?

Os triglicerídeos alto, como o colesterol, pertencem à classe dos lipídios (gordura). Eles são armazenados na gordura corporal (como a gordura abdominal).

Como diminuir seu nível de triglicerídeos quando você tem muito? Quais são os padrões a não exceder? O SaúdeLab traz as respostas.

O que são triglicerídeos?

Os triglicerídeos são moléculas que pertencem à categoria de lipídios. O corpo os sintetiza a partir de gorduras absorvidas no intestino.

Além disso, o fígado também pode sintetizá-los a partir da glicose. Eles são uma das principais fontes de energia de reserva para o corpo.

Eles são armazenados principalmente ao nível do tecido adiposo, ou seja, ao nível da gordura corporal.

Estas moléculas circulam pelo sangue de forma natural, mas podem estar na origem, em caso de quantidade muito importante, de patologias cardiovasculares devido aos seus possíveis depósitos nas paredes das artérias.

O que significa triglicerídeos alto?

Falamos de hipertrigliceridemia quando o nível sanguíneo nos homens é superior a 2 mmol/L ou 1,75 g/L e, nas mulheres, superior a 1,60 mmol/L ou 1,40 g/L.

Essa anomalia geralmente ocorre como parte de uma dieta muito rica em calorias, açúcar, gordura ou consumo excessivo de álcool.

Excesso de peso, tabagismo, diabetes, sedentarismo, uso de anticoncepcionais, certos medicamentos, pressão alta, estresse ou mesmo excesso de peso e o consumo de alimentos ricos em gordura representam os principais fatores de risco.

Leia também: Quais os sintomas mais comuns de infarto? Saiba se tem diferenças entre homens e mulheres

Como baixar os triglicerídeos rapidamente?

Em caso de excesso de triglicerídeos, recomenda-se a redução do consumo de gorduras e a cessação do álcool.

Ao mesmo tempo, a perda de peso em caso de obesidade frequente, atividade física regular e cessação do tabagismo também são essenciais.

Se os níveis ainda estiverem altos, apesar do tratamento adequado, medicamentos como fibratos podem ser usados ​​para ajudar a reduzir sua quantidade.

Como evitar ter triglicerídeos alto?

Adotar uma alimentação balanceada, pobre em açúcares, produtos industrializados e fritos, praticar atividade física regular, manter um peso normal e saudável, parar de fumar e consumir álcool com moderação podem reduzir o risco de hipertrigliceridemia.

No caso de contracepção hormonal, é necessário o monitoramento regular do equilíbrio do colesterol e é proposta uma mudança de contracepção se a ligação for feita com o aumento dos triglicerídeos.

Veja também: Benefícios do fígado de boi: saiba porque não pode faltar na dieta e quem não pode comer

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá.

Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1002