Os perigos da maquiagem vencida: 10 riscos para a saúde da sua pele

Maquiagem vencida – A primeira vista, usar maquiagem pode parecer uma atividade simples, mas na verdade requer muita atenção e habilidade.

Por ela fazer parte da rotina de muitas pessoas, deixamos de nos atentar aos seus detalhes. Um deles é a sua data de vencimento, que passa despercebida com frequência. Com isso, o SaúdeLab vai explicar se usar maquiagem vencida dá problemas de pele ou não.

A princípio, a grande maioria dos produtos que consumimos possui um prazo de validade específico. Para as maquiagens não é diferente, mesmo as que são mais industrializadas.

Essa validade serve para determinar o período em que o produto se encontra em bom estado para o uso. Ou seja, passado esse tempo, suas propriedades podem estar comprometidas, e no caso das maquiagens, é muito importante ficar atento.

Quais os problemas da maquiagem vencida?

De antemão, ao usar maquiagem, você está aplicando um produto diretamente na sua pele. Esta por sua vez, possui uma superfície muito sensível, especialmente na região do rosto, onde a maquiagem é mais aplicada.

Ou seja, as maquiagens precisam ser produtos que saibam lidar com essa sensibilidade. Logo, quando elas estão vencidas, esse objetivo não será cumprido, resultando em problemas para a saúde.

Primeiramente, maquiagens vencidas que são aplicadas na pele, como sombra, blush e base, podem causar dermatite de contato alérgica. Essa condição causa inchaço, ardência, vermelhidão e pode formar bolhas.

Já as maquiagens vencidas que são aplicadas próximas aos olhos, como o lápis e rímel, causam coceira e ardência, podendo evoluir para uma conjuntivite.

10 complicações que podem surgir ao utilizar maquiagem vencida

Usar maquiagem vencida pode parecer inofensivo, mas isso pode ser um grande equívoco. Aliás, os produtos cosméticos têm prazos de validade por um motivo, e ignorar essas datas pode acarretar em vários riscos para a saúde da sua pele.  Portanto, confira agora 10 problemas que podem surgir ao utilizar maquiagem vencida:

  • Irritação: Produtos vencidos podem conter ingredientes que se degradaram, causando irritação na pele, coceira e vermelhidão.
  • Acne: Bactérias podem proliferar em maquiagem vencida, levando ao surgimento de acne e espinhas.
  • Infecções: Maquiagem vencida pode abrigar bactérias e fungos que causam infecções oculares, lábios rachados e até infecções cutâneas.
  • Alergias: Os componentes químicos quebrados podem desencadear reações alérgicas, incluindo erupções cutâneas, inchaço e prurido.
  • Envelhecimento precoce: Maquiagem vencida pode agravar o envelhecimento prematuro da pele devido à oxidação de seus ingredientes.
  • Perda de eficácia: Produtos vencidos não funcionam tão bem quanto deveriam, resultando em uma maquiagem de qualidade inferior.
  • Obstrução dos poros: A maquiagem antiga pode entupir os poros, levando ao surgimento de cravos e acne.
  • Manchas escuras: Produtos vencidos podem causar descoloração da pele devido à sua deterioração.
  • Queimaduras químicas: A interação de ingredientes quebrados com a pele pode causar queimaduras químicas.
  • Piora de problemas de pele pré-existentes: Se você tiver condições de pele como rosácea ou eczema, maquiagem vencida pode piorar esses problemas.

Portanto, é fundamental verificar regularmente os prazos de validade dos seus produtos de beleza e substituí-los quando necessário, a fim de manter a saúde e a aparência da sua pele em boas condições. Sua pele merece esse cuidado.

Qual o prazo de validade das maquiagens?

Antes de mais nada, para saber se sua maquiagem está vencida, é preciso sempre consultar a embalagem. Na grande maioria das vezes, ela irá conter a data exata de validade.

Contudo, caso você não tenha mais acesso a embalagem, ou ela não informe a data claramente, confira a seguir o prazo de validade que algumas maquiagens possuem:

  • Rímel: cerca de 6 meses
  • Gloss e delineador: de 6 a 12 meses
  • Base do tipo aquosa: cerca de 12 meses
  • Base do tipo oleosa e corretivos: cerca de 18 meses
  • Blush, pó compacto e iluminador: de 18 a 24 meses
  • Sombras compactas: cerca de 36 meses
  • Batom: cerca de 48 meses

Por mais que esses valores sejam uma média, é importante salientar que, dependendo da marca ou tipo de maquiagem, a durabilidade pode ser outra. Ou seja, sempre busque se informar a respeito do produto que você está utilizando.

Como conservar e usar maquiagem?

A princípio, quando um produto é retirado de sua embalagem, a sua data de validade pode ser afetada. Ao usar maquiagem, você está expondo ela ao ambiente, que possui microrganismos e impurezas diversas.

Ou seja, por mais que o prazo de validade tenha um período estipulado, sempre fique de olho na qualidade da maquiagem quando estiver usando e tenha cuidado para não usar maquiagem vencida ou com aspectos alterados (textura, cheiro, etc).

Por fim, existem alguns hábitos importantes que ajudam na conservação das maquiagens. Um deles é em relação ao seu armazenamento, que precisa ser feito sempre em local arejado e seco. Ademais, sempre que você for usar maquiagem, higienize bem suas mãos antes.

Por fim, leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação