Usar maquiagem vencida dá problemas de pele? Confira e saiba se você faz o certo

Veja agora o que pode trazer danos para sua saúde

A primeira vista, usar maquiagem pode parecer uma atividade simples, mas na verdade requer muita atenção e habilidade. Por ela fazer parte da rotina de muitas pessoas, deixamos de nos atentar aos seus detalhes. Um deles é a sua data de vencimento, que passa despercebida com frequência. Com isso, o SaúdeLab vai explicar se usar maquiagem vencida dá problemas de pele ou não.

A princípio, a grande maioria dos produtos que consumimos possui um prazo de validade específico. Para as maquiagens não é diferente, mesmo as que são mais industrializadas. Essa validade serve para determinar o período em que o produto se encontra em bom estado para o uso. Ou seja, passado esse tempo, suas propriedades podem estar comprometidas, e no caso das maquiagens, é muito importante ficar atento.

Quais os problemas da maquiagem vencida?

De antemão, ao usar maquiagem, você está aplicando um produto diretamente na sua pele. Esta por sua vez, possui uma superfície muito sensível, especialmente na região do rosto, onde a maquiagem é mais aplicada. Ou seja, as maquiagens precisam ser produtos que saibam lidar com essa sensibilidade. Logo, quando elas estão vencidas, esse objetivo não será cumprido, resultando em problemas para a saúde.

Primeiramente, maquiagens vencidas que são aplicadas na pele, como sombra, blush e base, podem causar dermatite de contato alérgica. Essa condição causa inchaço, ardência, vermelhidão e pode formar bolhas. Já as maquiagens vencidas que são aplicadas próximas aos olhos, como o lápis e rímel, causam coceira e ardência, podendo evoluir para uma conjuntivite.

Usar maquiagem vencida dá problemas de pele? Confira
Entenda se usar maquiagem vencida pode ser prejudicial para a nossa pele. Foto: Pixabay

Qual o prazo de validade das maquiagens?

Antes de mais nada, para saber se sua maquiagem está vencida, é preciso sempre consultar a embalagem. Na grande maioria das vezes, ela irá conter a data exata de validade. Contudo, caso você não tenha mais acesso a embalagem, ou ela não informe a data claramente, confira a seguir o prazo de validade que algumas maquiagens possuem:

  • Rímel: cerca de 6 meses
  • Gloss e delineador: de 6 a 12 meses
  • Base do tipo aquosa: cerca de 12 meses
  • Base do tipo oleosa e corretivos: cerca de 18 meses
  • Blush, pó compacto e iluminador: de 18 a 24 meses
  • Sombras compactas: cerca de 36 meses
  • Batom: cerca de 48 meses

Por mais que esses valores sejam uma média, é importante salientar que, dependendo da marca ou tipo de maquiagem, a durabilidade pode ser outra. Ou seja, sempre busque se informar a respeito do produto que você está utilizando.

Como conservar e usar maquiagem?

A princípio, quando um produto é retirado de sua embalagem, a sua data de validade pode ser afetada. Ao usar maquiagem, você está expondo ela ao ambiente, que possui microrganismos e impurezas diversas.  Ou seja, por mais que o prazo de validade tenha um período estipulado, sempre fique de olho na qualidade da maquiagem quando estiver usando e tenha cuidado para não usar maquiagem vencida ou com aspectos alterados (textura, cheiro, etc).

Por fim, existem alguns hábitos importantes que ajudam na conservação das maquiagens. Um deles é em relação ao seu armazenamento, que precisa ser feito sempre em local arejado e seco. Ademais, sempre que você for usar maquiagem, higienize bem suas mãos antes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação