Validade da receita médica: entenda por quanto tempo vale cada uma

O tempo de validade de uma prescrição médica pode variar dependendo do tipo de medicamento prescrito

Saiba quanto tempo dura a receita médica de cada tipo e como identificar. Receita médica é um documento emitido por um profissional de saúde, geralmente um médico ou um dentista, que contém informações sobre os medicamentos que devem ser prescritos para um determinado paciente. Veja as informações que o SaúdeLab tornou disponível, e as demais respostas sobre o assunto.

Quanto tempo dura a receita médica de cada tipo?

O tempo de validade de uma prescrição médica pode variar dependendo do país, da legislação local e do tipo de medicamento prescrito. Em geral, a maioria das prescrições médicas simples tem validade de 6 meses a 1 ano, mas algumas podem ser renováveis ou ter validade por um período mais longo. É importante seguir as orientações do médico e do farmacêutico sobre o uso adequado dos medicamentos prescritos.

As receitas médicas contendo medicamentos de uso contínuo e não controlados, como para hipertensão e diabetes, por exemplo, tem validade para 6 meses. Já receita médica de anticoncepcionais valem até um ano. No entanto, quando falamos de medicamentos controlados ou que tem riscos as regras mudam.

A receita médica é um instrumento importante para garantir o uso adequado e seguro dos medicamentos, pois contém informações sobre a dosagem, a forma de administração, o prazo de tratamento e outras orientações relevantes para o paciente.

Pode ser utilizada para aquisição de medicamentos em farmácias ou drogarias, e em alguns casos, pode ser exigida para a realização de exames ou procedimentos médicos. É importante seguir as orientações da receita médica e não compartilhá-la com outras pessoas, pois cada prescrição é feita considerando as características individuais de cada paciente.

Veja também: Como armazenar amostra para exame de urina corretamente? Aprenda

Quanto tempo dura uma receitas especiais?

No Brasil, uma receita de controle especial, que é utilizada para prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial, tem validade de 30 dias a partir da data de emissão. Isso significa que o paciente deve adquirir o medicamento dentro desse prazo para que a receita seja válida e aceita pela farmácia. Além disso, é importante lembrar que esse tipo de medicamento só pode ser prescrito por um médico ou dentista devidamente habilitado e registrado no conselho profissional.

No entanto, existe uma exceção, no caso de antibióticos a receita tem validade apenas de 10 dias. Ou seja, o medicamento precisa ser adquirido neste período, senão a receita perde a validade.

Receita de medicamentos de controle especial.
Receita de medicamentos de controle especial. Foto: VISA Campinas.

As notificações de medicamentos controlados também tem validade de 30 dias, além da validade, a quantidade de medicamentos também é controlada. Mas atenção, essas notificações deve vir acompanhadas de receita médica também para ter a validade, pois tratam-se apenas de uma notificação.

Notificação de Receita Amarela
Notificação de Receita Amarela (Tipo A). Foto: VISA Campinas
Notificação de Receita Azul
Notificação de Receita Azul (Tipo B). Foto: VISA Campinas

Como saber se a receita está vencida?

Para saber se uma receita está vencida, é preciso verificar a data de emissão da receita e verificar o prazo de validade estabelecido pelas normas locais e pela legislação do país. Em alguns lugares, como no Brasil, as receitas de controle especial têm validade de 30 dias a partir da data de emissão.

Além disso, é importante lembrar que as receitas médicas e odontológicas podem ter diferentes prazos de validade, dependendo do tipo de medicamento prescrito e das normas locais. O melhor a fazer é consultar o farmacêutico, que pode verificar a validade da receita e informar se ela ainda é válida para aquisição do medicamento.

Veja também: Saiba como armazenar amostra para exame de fezes corretamente

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação