Vinagre é bom para unheiro? Saiba como esse problema pode ser realmente combatido

Além de ser algo comum, o unheiro pode ser bastante persistente em algumas pessoas

A princípio, o unheiro é um problema relativamente comum, e que não costuma representar riscos para a saúde. Entretanto, ele pode causar bastante incômodo e desconforto, e se não for devidamente tratado, há grandes chances dele se agravar. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o vinagre é bom para unheiro e como esse problema pode ser combatido.

Quem conhece um pouco sobre o vinagre sabe que ele tem incontáveis utilidades. Mas o que nem todo mundo sabe é que essas utilidades vão muito além da cozinha. As propriedades do vinagre permitem que ele possa ser aproveitado para a saúde do nosso organismo e até mesmo na limpeza de casa. Resta saber se ele de fato serve para tratar e amenizar o unheiro, ou se é algo arriscado.

Unheiro: o que é, e quais as principais causas?

Basicamente, o unheiro é uma condição que afeta as nossas unhas e a pele ao redor delas. Entretanto, unheiro é um termo popular para duas condições diferentes. A primeira delas é a micose, especificamente a micose de unha, que é chamada de onicomicose. Ela é causada por uma infecção fúngica, a qual costuma deixar nossas unhas amareladas e mais grossas que o normal.

Já a outra condição é a paroníquia, e pode ser causada tanto por fungos quanto por vírus e bactérias. Geralmente, esses microrganismos conseguem se estabelecer quando as unhas sofrem algum trauma, seja em trabalhos de manicure ou em hábitos do dia a dia. Quanto aos sintomas, a paroníquia pode causar inchaço, dores, pus, vermelhidão e até perda da cutícula.

Leia mais: Remédio caseiro para micose de unha com bicarbonato: saiba como fazer corretamente

O vinagre é bom para unheiro ou não?

Se for um caso de onicomicose, então sim, o vinagre é bom para unheiro. Isso porque ele possui uma forte propriedades antimicrobiana, o que inclui um efeito antifúngico. No caso, se combinarmos o vinagre de maçã com bicarbonato de sódio, a mistura não só inibe o desenvolvimento dos fungos como também combate os sintomas da onicomicose, impedindo o enfraquecimento e amarelamento das unhas.

Por outro lado, não há como dizer que o vinagre é bom para unheiro em casos de paroníquia. Apesar dela também ser causada por microrganismos e do vinagre ter ação antimicrobiana, não podemos deixar de observar que ele é um produto de caráter ácido. E expor as unhas à compostos ácidos pode não só piorar a paroníquia, mas também levar à paroníquia crônica, um quadro mais grave.

Outras formas eficientes de tratar o unheiro 

Como o vinagre é bom para unheiro apenas na onicomicose, é importante saber o que fazer em casos de paroníquia. Claro que em ambas as condições, o primeiro passo para o tratamento é consultar um médico dermatologista. Dessa forma é possível confirmar o diagnóstico e ter acesso aos devidos medicamentos, sejam eles antibióticos, antifúngicos, corticoides ou pomadas com esses efeitos.

Dito isso, para a paroníquia, se ela não apresentar pus, é possível mergulhar as unhas afetadas em água morna por cerca de 15 minutos, e algumas vezes ao dia. Já na presença de pus, a opção mais viável além dos medicamentos é uma lavagem com produtos antissépticos. Quanto à onicomicose, apesar do vinagre ser uma boa escolha, saiba que muitos óleos essenciais, como o de alecrim, orégano ou de alho, também são eficientes.

Leia mais: Remédio caseiro para micose de unha com água oxigenada: saiba como fazer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação