Vinagre é bom para sarna humana? Saiba agora se funciona mesmo!

Saiba como a sarna humana pode ser tratada, e se o vinagre é uma opção ou não

De antemão,  o vinagre é um ingrediente usado para muito além da cozinha. Ele possui aplicações até mesmo para a nossa saúde, graças as propriedades de seus nutrientes. Contudo, algumas das formas em que esse uso ocorre podem não ser tão seguras ou eficientes. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o vinagre é bom para sarna humana, ou se isso não passa de um mito.

Infelizmente, há um certo tabu em relação a sarna que é transmitida entre pessoas. Parte disso se dá pelo fato de que a sarna é uma doença muito mais assimilada com cachorros do que com seres humanos. Mas a verdade é que a sarna humana é mais comum do que parece, e é uma condição de saúde bastante normal. Logo, ela merece ser mais conhecida e discutida por nós.

Características gerais da sarna humana

Chamada também por escabiose, a sarna humana é uma condição causada por microrganismos, especificamente ácaros. Ela basicamente afeta a nossa pele, mas costuma se concentrar em locais específicos, como as axilas, pulsos, dobras das mãos e pés, virilha e cotovelos. Apesar de não ser um problema grave, a sarna pode ser bastante incômoda, e transmitida com uma certa facilidade.

No caso, por ser uma doença causada por ácaros, a sarna humana pode ser passada entre os membro de uma família com bastante facilidade. Afinal, os ácaros estão presentes toalhas, roupas, lençóis e muitas outras peças que costumam ser compartilhadas entre familiares. Quanto aos sintomas da sarna humana, os principais exemplos são:

  • Inchaços
  • Vermelhidão
  • Coceiras intensas, especialmente a noite
  • Formação de bolhas pequenas e vermelhas
  • Linhas brancas nas porções da pele com ácaros

Leia mais: Coceira na virilha: o que pode ser? Confira 10 doenças que causam esse sintoma

O vinagre é bom para sarna humana?

Um dos motivos pelos quais o vinagre é tão empregado na saúde é que ele possui ação antimicrobiana. Contudo, precisamos ter em mente que existem diferentes tipos de vinagre. O de maçã, por exemplo, é comumente usado como remédio para sarna em cachorros. Infelizmente essa mesma propriedades não se aplica para pessoas, nem mesmo com outros tipos de vinagre. Logo, não há como dizer vinagre é bom para sarna humana.

Por outro lado, existe sim uma forma de usar o produto no combate da doença. O vinagre de álcool em específico é considerado um excelente produto de limpeza, por causa do odor e ação antimicrobiana. Com isso, o vinagre é bom para sarna humana pois ajuda a higienizar a superfície de colchões, cobertas, sofás e similares. Garantindo essa higienização, é possível eliminar os ácaros e reduzir a transmissão deles.

No entanto, vale ressaltar que o vinagre não resolve o problema da doença na pele humana. Para isso, um profissional deverá ser consultado para resolver o problema de fato.

O que fazer para realmente tratar a sarna?

Sabendo que o vinagre é bom para sarna humana apenas como preventivo, resta conhecer as formas em que ela de fato pode ser tratada. No caso, se você suspeita estar com sarna, então o primeiro e mais importante passo é consultar um médico. Através dele, é possível confirmar o diagnóstico e obter os devidos medicamentos, que costumam ser antiparasitários ou cremes medicinais.

Contudo, se você estiver a procura de algo caseiro, a melhor aposta seria o gel de babosa. A planta é riquíssima em propriedades benéficas para a pele. Dentre essas propriedades, ela é capaz de reduzir coceiras e irritações na pele, e até mesmo combater os ácaros alojados nela.

Leia mais: Cachorro dormir na cama é seguro? Veja como evitar problemas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação